sábado, novembro 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioSaúdeColetivo cria petição para nomear Ambulatório Trans de Celso Patelli

Coletivo cria petição para nomear Ambulatório Trans de Celso Patelli

TranspareSer pede que Centro de Referência de Cuidados Transespecíficos receba o nome do psicólogo e ativista que faleceu em fevereiro 

O grupo TranspareSer, que visa ajudar, esclarecer e dar apoio a transexuais e travestis de Poços de Caldas e região iniciou, nesta terça-feira (8), uma petição pública para que o Centro de Referência de Cuidados Transespecíficos, conhecido popularmente como Ambulatório Trans, receba o nome de Celso Patelli. 

Na petição, os integrantes do grupo pedem à prefeitura de Poços de Caldas, através da secretaria de Saúde, o nome de Celso Patelli para o  espaço, recém-inaugurado na cidade através dos esforços e sonhos do mesmo, que faleceu no último dia 19 de fevereiro. 

Na carta, o grupo explica a importância. “Celso Patelli foi um grande entusiasta dos direitos das pessoas trans e LGBTQIA+ e, através do trabalho como psicólogo e psicanalista, participou ativamente da criação e instalação do  Centro de Referência de Cuidados Transespecíficos, também conhecido com Ambulatório Trans, em Poços de Caldas. Tão logo se deu a abertura do espaço, Celso faleceu, não podendo, enfim, executar o que sonhou”, esclarecem. 

Desta forma, os integrantes do grupo, que foi criado há alguns anos, por Celso Patelli, se julgam importante que o Ambulatório Trans da cidade, que desde que está funcionando, atendeu dezenas de pessoas, revelando a demanda existente na cidade. 

Em poucas horas após a divulgação, a petição já contava com quase 300 assinaturas. O grupo não definiu uma meta, mas entende que quanto mais pessoas assinarem, maior a expressão de Celso e da necessidade do Ambulatório Trans para o município. 

“Com isso, também reafirmamos o quão importante é, para a cidade, a existência e permanência do Ambulatório Trans”, acrescentam. 

Quem é Celso Patelli

Celso Patelli atuou na área de Psicologia Social, como psicólogo da secretaria de Promoção Social, tendo trabalhado também na coordenação de CRAS e Centro POP. Foi professor no curso de Psicologia e Direito da Faculdade Pitágoras, conselheiro do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e psicanalista membro do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação (Nepe).

Contribuiu com grande relevância para a defesa de direitos da população LGBTQIA+ no sentido de oferecer mais dignidade à quem se vê vulnerabilizada socialmente, por meio do estabelecimento de uma política pública específica de cuidado transformador que lhe devolva a condição de cidadã. Neste sentido destaca-se sua luta pela criação recente do Centro de Referência em Cuidados Transespecíficos (CRCT), no município de Poços de Caldas, com protocolos de atendimento especial para pessoas transexuais a partir da capacitação dos diversos setores parceiros da rede para oferecer além de atendimentos, procedimentos e atividades de educação em saúde, com ganhos simbólicos para as pessoas. O serviço conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga(o), assistente social, médico, educador físico, enfermeiro, nutricionista e estagiária(o) de Psicologia.

O que é o Ambulatório Trans

A prefeitura de Poços de Caldas divulgou, na última semana de janeiro – quando da comemoração do Dia da Visibilidade Trans – o funcionamento do Ambulatório na cidade. 

Na data, o município destacou que reconhecia a necessidade de atendimento específico e exclusivo para pessoas trans e informou que o protocolo prevê o fluxo de atendimento da pessoa transsexual nos equipamentos de saúde já existentes, bem como a criação de um ambulatório no novo serviço de referência que promova cuidados especializados, como hormonização, psicoterapia e promova a capacitação dos diversos setores parceiros da rede.

Atualmente, o serviço segue em fase de estruturação, mas já está em pleno funcionamento de segunda a sexta, das 13h às 18h, na Rua Araguaia, nº 259 – Jardim dos Estados.

O atendimento é de portas abertas ou através de encaminhamento feito pela Unidade Básica de Saúde.

O ambulatório conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social, médico, educador físico, enfermeiro, nutricionista e estagiário de psicologia.

Serviço – Para conhecer e assinar a petição bit.ly/AmbulatorioCelsoPatelli 

Para conhecer o TranspareSer: https://www.instagram.com/transpareser.pc/   

Foto: Paulo Tothy 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes