No sábado e domingo (27 e 28), acontece a Rota do Vulcão na zona rural de Poços de Caldas. A prova ciclística é voltada à categoria XCM, com longos percursos passando por trilhas e trechos com subidas e descidas.
Poços está incluída na rota 1, que vai até São Roque da Fartura, e inclui as categorias Sport, Pró, E-bike e Mamute, esta última para pessoas com mais de 95 quilos.
A saída vai ser na pista de aeromodelismo da Fazenda Cocal, ao lado do Distrito Industrial. “O trajeto percorre algumas fazendas como a Cocal, Curimbaba e Amoras, serras da CBA. Há subidas longas e descidas muito técnicas. Vai exigir bastante do atleta. O percurso passa também por lagos e beira a Represa do Cipó”, informa Arison Siqueira, presidente da Associação de Ciclistas de Poços de Caldas, que organiza o evento.
Segundo ele, a competição pode entrar para o calendário nacional da modalidade. “Fazia cinco anos que não tinha um evento do tipo em Poços. A gente quer colocar a prova no calendário nacional. Por isso, caprichamos no circuito.”
A Rota do Vulcão vai ter participação de 310 ciclistas. “Haverá participação de atletas de destaque do cenário nacional, como o Renato Rezende, que é Poços, e esteve nas Olimpíadas, do José Gabriel, que é o segundo melhor do Brasil, entre outros”, diz Arison.
Festival
O local vai sediar ainda um festival aberto ao público em geral, com shows, praça de alimentação e demonstrações de manobras de bike, tudo na Fazenda Cocal. “Além da prova, haverá um festival com acrobacias de aeromodelo, manobras de bike trial, praça de alimentação, shows da banda Rasgacêro e do DR. Nelson”, relata o ciclista.
A prova tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes por meio do programa de patrocínio. Mais informações sobre a Rota do Vulcão podem ser obtidas no site https://rotadovulcao.com.br/