A Cia de Teatro Conscius Dementia de Poços de Caldas, tem o orgulho de anunciar sua participação na 25º edição do Festival Satyrianas. O espetáculo “Carta ao Meu Corpo” da Cia sul mineira é uma das 400 apresentações que acontecem dentro do Festival de 13 a 17 de novembro. O Festival Satyrianas chega aos 25 anos com uma maratona de arte, diversidade e resistência em São Paulo.
“Carta ao meu Corpo” é um pedido de desculpas, uma reconexão, uma busca pelo autoconhecimento e pela auto aceitação do próprio corpo. Numa sociedade que exalta corpos magros e malhados, ser gorda ainda é visto com maus olhos; como alguém que não se cuida, como alguém doente e não simplesmente como uma característica física. Isso faz com que pessoas gordas, em especial mulheres, que recebem muito mais essa cobrança, passem a se odiar, a não se reconhecer, a querer o corpo da revista e da novela e para alcançar esses objetivos fazem o que for necessário em dietas, cirurgias, exercícios excessivos.No enredo as atrizes Gabriela Severini e Danielle Marques dão vida às vozes sociais e internas que influenciam a personagem.
Segundo a atriz e diretora Rafaela Jacon Dutra, a ideia é trazer à tona uma reflexão sobre nosso corpo, mostrando que ele é lindo da forma que ele é. A atriz compartilha com o público a sua própria história, para que a discussão sobre a pressão estética se amplie e transforme realidades.
A cia já participou do Festival Satyrianas em 2020 e 2021, mas de forma online. A Cia de teatro Os Satyros, que é responsável pela realização do festival foi e é uma grande referência para Conscius Dementia. “O trabalho feito por nós durante a pandemia com cada um atuando da sua casa pela plataforma Zoom foi muito inspirado e influenciado pelo trabalho realizado pelos Satyros, participar deste Festival de forma presencial é a realização de um sonho” conta Gabriela Severini.
“Somos uma dedicada companhia de teatro independente, apaixonada por contar histórias e emocionar o público através da arte. Estamos empolgadas em anunciar nossa participação no Festival de Teatro Satyrianas deste ano e para que essa viagem aconteça estamos contando com a contribuição daqueles que nos acompanham e acreditam no nosso trabalho, visto que o Festival não oferece cachê”, conta a atriz Danielle Marques.
Para custear as despesas de transporte, hospedagem e alimentação a cia está realizando uma vaquinha. O pix para contribuição é conscius.venda@gmail.com. “Junte-se a nós na realização deste sonho. Qualquer contribuição é bem vinda”, reforça a atriz Rafaela Jacon Dutra.
A atriz Gabriela Severini, que nasceu no interior de São Paulo e também se apresenta na cidade pela primeira vez, complementa: “Convide amigos, conhecidos e familiares de São Paulo capital para nos assistir!”
Para mais informações sobre o Festival Satyrianas e do espetáculo “Carta ao meu Corpo”, visite: https://satyrianas.com.br
Sobre a Cia de Teatro Conscius Dementia
A Cia de Teatro Conscius Dementia completou 11 anos de carreira em 2024 e tem como missão levar o teatro de grupo, teatro como expressão política; como ato de amor; como ferramenta de luta social; como ocupação de espaços para todo e qualquer indivíduo a fim de que tenhamos uma sociedade mais justa.
Carta ao Meu Corpo é um espetáculo criado e conduzido por diversas pessoas:
Livre adaptação do texto de Rafa Cappai por Rafaela Jacon Dutra
Direção geral e atuação: Rafaela Jacon Dutra
Atuação e assistente de maquiagem: Gabriela Severini
Atuação, maquiagem e cenotécnica: Danielle Marques
Produção geral: Cia de Teatro Conscius Dementia formada por Danielle Marques, Gabriela Severini e Rafaela Jacon Dutra
Direção de cena e das atrizes na sua montagem, concepção do cenário, figurino, composição musical e voz nas músicas utilizadas: Larissa Garcia “In memoriam”
Cenotécnico (convidado): Diego Pereira
Produção e gravação musical (convidado): Raul Torres Bernardo
Composição musical: Will Moreira
Sonoplastia (convidado): Johnny Hansk
Produção executiva (convidados): Andressa Rodrigues e Daniel Silva
Serviço
Dia: 17 de novembro – Domingo
O que: Carta ao meu Corpo Horário: 16 horas
Local: Praça Roosevelt,
Ingressos: Não haverá cobrança de ingressos, passaremos o chapéu ao final da apresentação.
Para contribuir com a viagem: Pix conscius.venda@gmail.com.
Fotos: Sandra Ribeiro e Grazi Ferreira pela Retratarte