A chuva que atingiu Poços de Caldas na noite deste domingo, 14, e que entrou pela madrugada provocou vários transtornos. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros relataram pequenos alagamentos na Rua Nico Duarte e duas quedas de muros, sendo uma na Avenida Champagnat e outra na Rua Paraíba.
O desabamento do muro na Avenida Champagnat ocorreu entre uma propriedade privada e o Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza. Já na Rua Paraíba, o muro que cedeu pertencia à quadra da Igreja de São Domingos. Felizmente, apesar dos danos materiais, não houve vítimas.
Logo pela manhã equipes das secretarias de Obras, Serviços Públicos, DMAE, DME, Defesa Social e Bombeiros foram mobilizadas e desenvolveram ações de resposta à chuvas. As intervenções incluem limpeza das vias, obras emergenciais, identificação de danos e reparos, além da desobstrução de ruas.
A administração já realiza medidas preventivas, como a limpeza regular de bueiros, bocas de lobo e canais, o que, até o momento, contribui para evitar problemas mesmo com as chuvas intermitentes.
Além dessas ações, estão sendo feitas obras de drenagem, resultando em locais sem incidentes mesmo diante das fortes chuvas. Contudo, a Defesa Civil reforça a importância da prevenção e da atenção às condições estruturais das residências durante esse período de chuvas intensas, comuns no início do ano.
A Defesa Civil aproveita a oportunidade para destacar algumas recomendações preventivas durante episódios de chuva:
*Evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
*Em caso de inundação dentro do carro, abrir os vidros, subir no teto pela janela, pedir socorro e ligar para o Corpo de Bombeiros (193);
*Moradores em áreas suscetíveis a inundação devem elevar móveis e estoques;
*Não utilizar alimentos e água atingidos pela inundação;
*Manter equipamentos elétricos distantes da água e nunca os usar se estiverem molhados ou em locais inundados;
*Não se abrigar ou estacionar o carro debaixo de árvores;
*Observar sinais como fendas, depressões no terreno e rachaduras nas paredes, comunicando à Defesa Civil imediatamente.
A Defesa Civil reforça ainda a importância de dirigir com segurança na chuva, retirar aparelhos elétricos das tomadas durante tempestades com raios e evitar áreas descobertas nesses momentos.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones: 193, 199, 153 ou 3697-2266.