Foi apresentado na última semana à administração municipal um requerimento em que são solicitadas informações sobre como está estruturado o sistema de gestão de resíduos sólidos no município. O pedido foi feito pelo vereador Douglas Dofu (União), assinado também pela vereadora Pastora Mel (União), questionando as diretrizes e estratégias adotadas pela administração para garantir a eficiência desse serviço na cidade.
A proposição foi elaborada após uma reunião entre os vereadores autores do documento e o catador de materiais recicláveis Antônio Almeida, o Toninho, gestor de Estrategias da Rede Sul e Sudoeste do Estado. Segundo Dofu, a gestão de resíduos sólidos é um dos pilares fundamentais para a manutenção da saúde pública e da preservação ambiental, sendo uma responsabilidade compartilhada entre o poder público, a sociedade e os trabalhadores da coleta e triagem.
“Recebemos o sr. Toninho, especialista em gestão de resíduos, que trouxe uma série de demandas sobre essa questão. Antes mesmo de propor Projetos de Lei e políticas públicas na área, precisamos de detalhes sobre como está essa gestão em Poços. Por isso, estamos fazendo uma série de questionamentos para coletar dados, discutir e formalizar uma proposição. O objetivo é que tenhamos uma gestão de resíduos eficiente em Poços de Caldas”, afirma.
No requerimento, os vereadores reforçam outras questões, como a necessidade do correto gerenciamento a fim de reduzir impactos negativos ao meio ambiente, a valorização do trabalho desempenhado pelos profissionais da coleta e a conscientização da população sobre a importância da separação e destinação correta dos materiais recicláveis.
Ainda na proposição, eles questionam se há incentivos ou programas voltados para o fortalecimento do trabalho dos profissionais da coleta, como é feita a fiscalização do descarte irregular de resíduos e como a administração municipal tem garantido o cumprimento da legislação vigente, especialmente a Lei nº 8.316/2006, que dispõe sobre a política de gestão de resíduos sólidos reutilizáveis e incentivo à coleta seletiva.
Dofu destaca que é preciso aprimorar os serviços prestados, permitindo a participação da comunidade no monitoramento e assegurando que o município esteja em conformidade com a legislação vigente.