A Caldense enfrentou o Uberaba na noite deste sábado (24/05) no Estádio Engenheiro João Guido em Uberaba pela 5ª Rodada do Campeonato Mineiro Módulo II. A Veterana saiu na frente, mas levou a virada e acabou perdendo por 3 a 1.
Com a ausência de Rayan e Henrique Rocha suspensos pela expulsão na última rodada, a equipe alviverde promoveu a estreia na competição de dois reforços contratados esta semana, o zagueiro Guilherme Martins e o volante Ítalo. O técnico Thiago Oliveira, também suspenso por expulsão, não pôde ficar no banco de reservas e o auxiliar técnico Souza comandou o time interinamente.
O meia Nestor Mansur estreou a camisa de número 100 em celebração ao centenário da Veterana. A partida teve início com os donos da casa tomando a iniciativa e a Veterana explorando os contra-ataques. Aos 12, Gleisinho encontrou Igor Lemos entrando pela direita, o meia alviverde recebeu de frente para o gol e bateu na saída do goleiro, a bola passou muito perto da meta. O Uberaba respondeu três minutos depois em chute de Esquerdinha que passou tirando tinta do travessão.
Na marca de 30, Nestor Mansur cobrou escanteio na área, o lateral Marcílio entrou em velocidade nas costas da zaga e testou com firmeza para abrir o placar. O resultado parcial deixou o Uberaba em situação delicada na briga contra o rebaixamento e a torcida local começou a protestar contra o próprio time.
Na sequência Igor Lemos saiu na cara do gol, mas o goleiro Giovani chegou forte por baixo e evitou. Os donos da casa tentaram responder com cruzamentos para a área e chutes de longa distância, mas Samuel aparecia para fazer defesas seguras.
Para a etapa complementar a Caldense foi obrigada a fazer duas substituições. Igor Lemos sentiu o ombro e Samuel Pires a coxa, dando lugar respectivamente para Willian Mococa e William Menezes. Logo aos 3, Mococa recebeu grande passe, chutou cruzado e a bola passou muito perto da trave.
Aos 14, pela primeira vez na história da Caldense foi aplicada a regra dos oito segundos, recentemente implantada. William Menezes demorou para fazer uma reposição de bola e a arbitragem marcou escanteio.
O jogo ficou pegado, o Uberaba se lançou ao ataque. Aos 35, em bola alçada na área, Nathan Índio desviou de cabeça e deixou tudo igual. Os donos da casa continuaram pressionando, aos 42, em jogada pela direita, Marcus Vinícius recebeu na área e empurrou para a rede para virar. A Veterana tentou ir ao ataque para buscar o empate e, em um contragolpe, Netinho fez jogada individual e anotou o terceiro. Placar final: Uberaba 3-1 Caldense.
“Fizemos um grande primeiro tempo, o placar estava a nosso favor. Voltamos ao segundo tempo pedindo aos atletas para termos o controle do jogo, a gente sabia que estando em vantagem a torcida deles iria virar contra eles, mas infelizmente tomamos a virada. Por mais que essa derrota seja doída, o nosso grupo é guerreiro. Temos duas finais pela frente em nossa casa e a gente tem que fazer seis pontos”, comentou o técnico interino Souza.
Com o resultado, a Veterana se manteve com 5 pontos e está na quinta posição da tabela. O próximo compromisso alviverde na competição será quarta-feira, dia 28 de maio, às 19h no Ronaldão contra o Mamoré, na abertura do returno. Depois, no domingo, a Caldense recebe o Uberaba às 10 horas da manhã no Ronaldão.
Ficha técnica
24/05/2025: UBERABA 3-1 CALDENSE
Campeonato Mineiro Módulo II 2025 5ª Rodada.
Local: Uberaba (MG), Estádio Engenheiro João Guido. Sábado 18h30.
Juiz: Daniel da Cunha Oliveira Filho (MG).
Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Magno Arantes Lira (MG).
Quarto Juiz: Jonas Alves Henrique (MG).
Analista de Campo: Cleibimar Rezende Ferreira (MG).
Gols: Marcílio 29’ 1º; Nathan Índio 34’, Marcus Vinícius 41’, Netinho 50’ 2º
Cartão amarelo: Júlio César Lima, William Menezes, Marcílio; Douglas Dias, Lucas Lotto, Guilherme Macedo, Tiaguinho.
Caldense: Samuel Pires (William Menezes (intervalo)); Léo Cruz, Guilherme Martins, Arthur Pierino; Fábio Sá (C) (Cesinha Augusto 24’ 2º), Júlio César Lima (Elicley 37’ 2º), Ítalo (Marcos Ramos 29’ 2º), Marcílio; Nestor Mansur, Gleisinho, Igor Lemos (Willian Mococa (intervalo)). Técnico: Souza (interino).
Uberaba: Giovani; Douglas Dias (Mateusinho (intervalo)), Jadson Sergipano, Felipe Moreira, Gustavo; Nathan Índio, Du Santos; Marcos Kayck (Netinho (intervalo)), Esquerdinha (C) (Luan 23’ 1º, depois Marcus Vinícius 20’ 2º), Lucas Lotto (Guilherme Macedo 30’ 2º); Tiaguinho. Técnico: Wallace Lemos.