Bibliotecas vivas, dinâmicas, acessíveis e antenadas às inúmeras possibilidades criadas a partir das redes sociais. Pensando nisso, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas lançou, nesta quinta-feira, 26, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, com identidade visual especialmente criada e conteúdo rico, que visa democratizar o acesso ao acervo bibliográfico das cinco unidades que compõem o sistema, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços.
Você sabe por que a biblioteca da Urca se chama Centenário? Sabe quem foram Júlio Bonazzi, Marcus Vinícius de Moraes e Manuel Costa Guimarães, que emprestam seus nomes a três bibliotecas públicas municipais? Dessas, advinha só qual foi o único prédio projetado e construído especificamente para abrigar uma biblioteca?
Com o novo perfil, os interessados vão poder conhecer um pouco da história de cada unidade, além de ter acesso a informações básicas como endereços, telefones e horário de funcionamento das unidades e, claro, ficar sabendo como é fácil se cadastrar como usuário.
Nesta semana, acompanhada da coordenadora das Bibliotecas Públicas, Raissa Melo, a equipe de comunicação da secretaria de Cultura, responsável pela criação da identidade visual e publicações, visitou as bibliotecas, em todas as regiões da cidade, para conhecer os locais e realizar a captação de imagens.
“A visita in loco é importante para que o conteúdo criado remeta também aos nossos espaços físicos, fazendo com que o público tenha um pouco dessa ambiência da biblioteca não só como detentora do acervo, mas como espaço de convivência e ponto de encontro”, destaca a coordenadora das Bibliotecas Públicas, Raissa Melo.
Conteúdo
No planejamento de conteúdo do novo perfil o acervo disponível nas bibliotecas vai ganhar destaque, tudo pensado com cuidado pelas bibliotecárias e equipes de todas as unidades que compõem o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas.
A identidade visual trabalha com o conceito de “árvore de livros”, no sentido de que as bibliotecas são árvores de raízes bem fortes cujos frutos – os livros – podem ser colhidos a qualquer tempo, por todos os interessados.
O perfil ganha publicações semanais, seja no feed, com atualizações sobre o acervo e iniciativas de fomento ao livro e à leitura, na ferramenta Stories, com informativos rápidos ou Reels, ferramenta de vídeos do Instagram, com detalhes e panorama de um ambiente específico das bibliotecas.
A partir da próxima semana, não vai faltar tbt no @bibliotecaspublicasdepocos, com imagens dos diversos eventos, oficinas, palestras e visitas realizadas nas bibliotecas. A sigla em inglês #tbt, uma das mais populares do mundo, faz referência às palavras “throwback thursday” (ou quinta-feira do retorno), usada para a publicação de fotos de recordações.
O planejamento semanal é feito a partir de temáticas levantadas pelas equipes das bibliotecas, que podem estar relacionadas a assuntos factuais e calendários de datas comemorativas. “Nosso objetivo é transmitir conhecimento, informações e levar o acervo das bibliotecas públicas municipais ao maior público possível, por meio de uma linguagem acessível e atrativa”, sintetiza a coordenadora das Bibliotecas Públicas, Raissa Melo.
Unidades
Em Poços de Caldas, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas está a cargo da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e conta com cinco bibliotecas públicas municipais: Biblioteca Centenário, Júlio Bonazzi, Marcus Vinícius de Moraes, Manuel Costa Guimarães e biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), além da Biblioteca Nilza Botelho Megale, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, voltada para a pesquisa, e da cabine literária da Rua São Paulo.
Conheça
https://instagram.com/bibliotecaspublicasdepocos?igshid=Zjc2ZTc4Nzk=
@bibliotecaspublicasdepocos