Em tempos de isolamento social, qualquer gesto de amor se torna grandioso e afaga o coração, principalmente dos solitários. Os artistas da Oficina da Terra art studio levaram arte para as casas dos idosos atendidos pelo Serviço de Obras Sociais – SOS Poços de Caldas. A ação, iniciada em março, faz parte do projeto Bengala Cultural, realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas, com o patrocínio das empresas Donato Hospital de Olhos e Climepe Total.
O projeto foi realizado voluntariamente em asilos pela equipe formada por Anderson Almeida, Rosana Lovato, Kaique Caliari e Bibi Rodriguez. Em 2019 passou a ser apoiado pela LMIC e desenvolvido junto ao Grupo de Convivência do SOS. Rosana conta que o Bengala Cultural foi pensado para beneficiar pessoas na terceira idade com atividades culturais das mais diversas áreas e oferecer ações interativas para grupos de pessoas ou comunidades que pouco ou nada eram atendidos pelos projetos culturais do município.
Com o advento da pandemia, o projeto não pôde acontecer no espaço da entidade, então a equipe decidiu levar para a casa de cada um dos participantes as atividades culturais programadas. Desde março os idosos vêm recebendo cinema, artes plásticas, poesia e música no conforto do lar e sem correr riscos à saúde. Em setembro, por exemplo, foram surpreendidos por uma serenata composta por músicas que marcaram a história de cada um dos beneficiados. “Como nos conhecemos desde o ano passado, conseguimos fazer um repertorio especial para a ocasião e que emocionou a todos”, afirma Anderson.
O projeto encerra suas atividades este mês com um “mini doc”, que reúne depoimentos dos participantes e as reações ao receberem arte e cultura no portão de casa. O vídeo estará disponível no blog www.bengalacultural.blogspot.com.
Foto: Kaique Caliari