Fevereiro é mês de aniversário de Andradas, cidade do Sul de Minas que completa 131 anos. Durante os festejos uma vitrine especial mostra a produção de artesãos e artistas locais.
Com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), o grupo das artes recebeu orientações para a criação de projetos coletivos (três) e individuais (cinco).
Mostra
Ações, mostras e intervenções deste coletivo serão apresentadas a partir desta quarta-feira, 3 de fevereiro, em diversos pontos da cidade.
A iniciativa, viabilizada por meio de editais públicos lançados pela Prefeitura de Andradas (em novembro e dezembro de 2020), tem recursos provenientes da Lei Aldir Blanc.
A Emater-MG prestou assistência técnica aos artesãos no tocante à confecção de peças e também em workshops educativos sobre concorrência em editais.
“O que há de comum nestes trabalhos é a preocupação em retratar a identidade de Andradas. Seja por meio de cenas da paisagem natural, atividades agrárias como cultivo de café, uva e flores ou de segmentos relevantes para a economia local como turismo, confecções, fabricação de biscoitos e móveis”, diz a extensionista da Emater, Ângela Tavares.
Acervo
As peças apresentadas pelos artesãos são, principalmente, objetos de decoração, confeccionadas com fibra de taboa, cascas, folhas, flores, sementes e cipós.
A programação completa pode ser acessada no Instagram da cooperativa Tramas da Terra: @tramasdaterramg.
As ações, viabilizadas também com apoio e em parceria com a iniciativa privada, foram programadas com atenção e respeito aos protocolos de prevenção à covid-19.
Fonte: Agência Minas.