quinta-feira, abril 3, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
InícioCulturaAraçá Quarteto está de volta de turnê pela Europa

Araçá Quarteto está de volta de turnê pela Europa

Grupo instrumental de Poços de Caldas percorreu Espanha, Portugal e França, levando a riqueza da música brasileira a palcos renomados, associações culturais, clubes de choro e projeto social

O Araçá Quarteto, grupo de música instrumental brasileira formado em Poços de Caldas acaba de retornar de sua primeira turnê internacional com o álbum Olhos da Mata. A iniciativa foi viabilizada pelo Edital Programa de Intercâmbio Cultural do Ministério da Cultura, levando o grupo a apresentações na Espanha, Portugal e França. Este foi o segundo giro internacional do Araçá Quarteto, formado pelos músicos Jorge Viviani, Leonardo Faria, Flávio Danza e Leo Brasileiro.

Na Espanha, o quarteto passou por Sevilha, onde se apresentou no espaço cultural Allegro Ma Non Troppo, e por Málaga, no Clarence Jazz Club, um dos principais pontos de referência para o jazz no país. No Clarence Jazz contou com a participação especial do saxofonista e flautista Rodrigo Mendonça.

Em Lisboa fez show em bares e casas emblemáticas como o Bartô, onde também participou da tradicional roda de choro do Clube de Choro de Lisboa. No B.O.T.A. (Base Organizadora da Toca das Artes) ministrou um workshop e fez um concerto, No Fábrica Braço de Prata, um dos locais mais badalados da capital de Portugal, se apresentou em uma especial sala de concertos. Ainda no país, o Araçá tocou na cidade de Évora, no Armazém 8, da Associarte, com a participação especial da cantora portuguesa Susana Travassos, um encontro histórico que demorou sete anos para acontecer novamente.

Na França, no final da turnê, os músicos e a produção do Araçá Quarteto foram recebidos de braços abertos pelos músicos e organizadores da Casa de Choro de Toulouse, para uma participação em tradicional roda de choro, um encontro com músicos locais para troca de experiências e para um concerto no café cultural L’Estanquet.

Com forte identidade brasileira, o Araçá Quarteto encantou públicos diversos, não apenas em espaços culturais renomados, mas também em apresentações sociais como contrapartida ao apoio recebido. Em Cascais, Portugal, o grupo tocou para pessoas com mobilidade reduzida no Lar Boa Vontade, e, no Brasil, realizou uma apresentação na Associação de Assistência aos Deficientes Visuais (AADV).

O álbum Olhos da Mata, que guiou a turnê, está disponível nas principais plataformas de streaming e no canal oficial do grupo no YouTube. A obra mistura elementos tradicionais do choro com inovações rítmicas e percussivas que representam o atual momento do grupo.

Com oito anos de estrada, o Araçá Quarteto já se consolidou como um dos principais grupos de música instrumental de Minas Gerais. Em sua trajetória, destacam-se apresentações em palcos importantes como a Casa do Choro, no Rio de Janeiro, e participações em festivais renomados, como ChorandoSemParar, em São Carlos (SP), Minas ao Luar, do Sesc Minas Gerais, e o Festival Música nas Montanhas. No cenário internacional, o grupo também realizou uma turnê na Argentina, com shows em Buenos Aires e em La Plata.

A turnê organizada pela Lavanda Cultural, representada pelas produtoras Dani Alvisi e Bibi Rodriguez contou com oito concertos, um encontro musical, um workshop e duas participações em rodas de choro organizadas por clubes locais.

Agora, após a turnê pela Europa, o Araçá Quarteto retorna ao Brasil com a bagagem cheia de novos aprendizados e a certeza de que a música instrumental brasileira continua rompendo fronteiras e encantando plateias ao redor do mundo. Sobre a experiência, Bibi Rodriguez, que acompanhou o grupo na viagem, destacou a importância das parcerias que tornaram a turnê possível. “Foi linda, um sucesso e um imenso prazer para todos nós, e isso só foi possível graças à colaboração e apoio de tantos amigos queridos. Nosso agradecimento ao MINC, a produtora Dani Alvisi e especialmente aos amigos: Rodrigo Mendonça e Flávia Ferreira Siqueira, Marilia Rossi, Susana Travassos, Olivier Lob e Sirlene Salvador e ao pessoal da Casa de Choro de Toulouse. Também a Tércio Borges, João Innecco, Javier Llorca Fernandes, Midus Chambel, Lurdes Nobre e João Espanca Bacelar, Joana Amaral, Javier Salinas, Lily Nobrega Guilherme. Essa rede de apoio foi fundamental para tornar cada apresentação memorável”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes