“Cidades e Comunidades Sustentáveis, ações para tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis é o tema do primeiro Seminário”
Com uma programação baseada nas ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o 1º Seminário realizado pela Associação Poços Sustentável, Observatório da Associação, IFSuldeMinas – Campos Poços de Caldas trará para Poços no próximo dia 05 de setembro, palestrantes de renome que tratarão de temas de interesse de todos.
O evento será gratuito, mas necessário inscrição antecipada pelo Sympla neste link https://shre.ink/aYul e vai acontecer das 9h às 20h no Teatro da Urca. As inscrições abrem no dia 07 de agosto.
As ODS fazem parte da chamada “Agenda 2030” que nada mais é que um pacto global que foi assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015 por 193 países membros, dentre eles, o Brasil. A agenda é composta por 17 objetivos ambiciosos e interconectados, desdobrados em 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030.
As metas dos desdobramentos das 17 ODS, são independentes entre os países, visto que cada País, tem sua particularidade. E exatamente estas metas que serão tratadas em Poços de Caldas, pelos convidados e membros da APS que vão esclarecer, elucidar e diagnosticar o andamento do cumprimento das metas pelo Brasil.
Em especial, o objetivo das cidades é bater todas as metas do ODS 11, que é aquele que busca tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, e chegar a uma cidade sustentável, significa que o
município também atingiu o ODS 6 (água limpa e saneamento), o ODS 8 (crescimento econômico) e o ODS 15 (proteção da vida na terra). É um longo trabalho a ser feito e a conscientização depende de toda população.
Estes e outros temas serão abordados no 1º. Seminário do Observatório Social Poços Sustentável, que vai acontecer no Teatro da Urca, dia 05 de setembro, a partir das 9h, entrada franca. O evento conta com a realização da APS, Observatório Social Poços Sustentável, IfSul de Minas Campus Poços e apoio da Poços Net. Organização e informações na GSC Eventos Especiais pelo 35 3697 1551 ou pelo e-mail coordenacao@gsceventos.com.br
Programação
9h às 10h – Mesa de Abertura – A APS em Poços de Caldas: um trabalho em prol de uma cidade justa, inclusiva e sustentável lançamento do e-book: 1ª. edição do Compendio Observatório Social Poços Sustentável
Convidados: Observatório Social Poços Sustentável
Maria José Scassiotti de Souza,
Terezinha Couto,
Carmen Greice Renda,
José Edilberto da Silva Resende
Sérgio Pedini
10h30 às 12h – Conferência: A água e as parcerias pela vida – Cases de sucesso (Com momento para perguntas para público presente e online)
Convidados:
Diego Gazola
Tema: Poços 2050, você já parou para refletir sobre o futuro da cidade?
Paulo Fernando Garreta Harkot
Mediadora:
Carmen Greice Renda – Associada da APS
12h às 13h30 – Intervalo para almoço
13h30 às 15h – Poços de Caldas e sua ligação com a radiação em nível nacional e propostas de soluções (Com momento para perguntas para público presente e online)
Convidadas:
Mônica Calicchio
Tema: Neuroquímica do Humor – promovendo sociedades pacíficas e inclusivas.
Tânia Malheiros
Tema: Cobaias da Radiação e seus efeitos na região de Poços de Caldas (lançamento e autógrafos do livro “Cobaias da Radiação – A história não contada da marcha nuclear brasileira e de quem ela deixou para trás”)
Mediador:
José Edilberto da Silva Resende – Associado da APS
15h às 16h30 – Painel: Cidades e Comunidades Sustentáveis e cases de São Paulo e Ilhabela (Com momento para perguntas do público presente e online)
Convidados:
Zuleica Goulart
Tema: Programa Cidades Sustentáveis e o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades: ferramentas estratégicas para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Carlos Roberto Nunes
Tema: Observatório dos ODS – Uma ferramenta de monitoramento da Agenda 2030 e ESG na Gestão Pública
Mediadora:
Terezinha Couto – Associada da APS
19h00 às 20h30 – Conferência de encerramento – ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes
Convidado:
Ladislau Dowbor
Mediadores:
Maria José Scassiotti de Souza – Associados da APS
Sérgio Pedini – Associados da APS
20h30 – Encerramento