Estande de Minas Gerais ainda conta com artesanato, desfile de moda e show de viola mineira entre atrações culturais
- A programação cultural do estande Minas Gerais, na WTM Latin America, fez sua estreia nesta segunda-feira, 3, com a abertura da mostra de Artesanato Mineiro e com a apresentação de membros dos Ternos de Congo da Festa de São Benedito, de Poços de Caldas, celebrando a Afromineiridade. Esta ação é realizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de cultura e Turismo, com o objetivo de promover a cultura e os destinos do estado, contribuindo para o fortalecimento da atividade turística e da economia da criatividade.
A WTM Latin America é o maior evento do segmento turístico no continente latino-americano, acontece em São Paulo até esta quarta-feira, 5, e tem previsão de receber mais de 20 mil profissionais do setor e 565 empresas expositoras, ampliando oportunidades de negócios. É, portanto, uma grande vitrine, na qual a cultura do estado e seus principais atrativos turísticos estão sendo detalhados para a comunidade brasileira e internacional.
Ternos de Congo de Poços de Caldas
A apresentação do Terno de Congo de Poços de Caldas aconteceu às 18h, no estande de Minas Gerais. Tradição centenária na cidade de Poços de Caldas, os Ternos de Congos são a expressão máxima da Festa de São Benedito, realizada ao menos desde 1904, data do primeiro registro preservado que garante a sua execução, ainda quando a cidade se chamava Freguesia da Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas.
Os tambores reverenciam a fé e a devoção do povo ao Santo Negro, marca do sincretismo tão característico da cultura mineira. Segundo o Dossiê de Registro do Bem Imaterial Festa de São Benedito de Poços de Caldas, elaborado pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, “o Congado é uma dança que lembra a coroação do Rei Congo e da Rainha Ginga de Angola, acompanhado de um cortejo compassado, levantamento de mastros e música. Esta manifestação cultural e religiosa, de influência africana, ocorre em algumas regiões do Brasil, tendo por temas a devoção a São Benedito e o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário”.
Em Poços de Caldas, a tradição está ligada também aos Grupos de Caiapós, irmanados aos negros. Nessa cena de fé, devoção e tradição desponta a figura de Dona Orlanda da Conceição, que, aos 95 anos de idade, traz sua voz potente e sua real presença à WTM Latin America. Capitã do Terno de Congo de Santa Bárbara e São Gerônimo, Babalorixá do Terreiro de Umbanda Santa Bárbara Oiá e Ogum Guerreiro, Dona Orlanda da Conceição é Mestra de Cultura Popular pelo Ministério da Cultura, tendo sido nacionalmente premiada, em 2013, por meio do Prêmio Culturas Populares – Edição 100 anos de Mazzaropi, na categoria Mestres.
Em 5 de outubro do ano passado, Dia de São Benedito no Brasil, comemorou pela primeira vez, em Poços de Caldas, o Dia Municipal dos Ternos de Congos, participando das celebrações na Capela de São Benedito, com cortejo, missa festiva e levantamento dos mastros.
Estande de Minas Gerais
Os principais atrativos do estado – a exemplo da cozinha mineira, dos patrimônios históricos, da arte e do artesanato – estão representados no espaço de 200 m², projeto arquitetônico de Gustavo Penna e design assinado pela Greco Design. Essa participação é importante para o turismo mineiro, tendo em vista a possibilidade de projetar ainda mais o estado, atraindo investimentos que podem ser reverter na geração de emprego e renda, estimulando o desenvolvimento econômico, social e cultural.
Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, ações como essa contribuem para manter o posicionamento do estado dentre os principais destinos turísticos do país, o que foi conquistado a partir do trabalho realizado pelo Governo de Minas, junto com os municípios e os diversos agentes que compõem o trade turístico.
“Todo esse movimento demonstra como Minas Gerais desponta hoje no cenário nacional como o segundo maior destino escolhido pelos turistas brasileiros. Além disso, vale destacar que o nosso estado, em 2022, foi o que registrou o maior crescimento no volume das atividades turísticas, com aumento de 38,7%, no comparativo com 2021. E, recentemente, a Fundação João Pinheiro (FJP) revelou que Minas Gerais teve a maior participação no PIB brasileiro das duas últimas décadas, cerca de 9,3%, com um volume de aproximados R$ 925 bilhões. A busca pela qualificação e estruturação dos serviços, algo que o Governo de Minas, junto com os diversos parceiros, tem trabalhado intensamente nos últimos anos, produziu um grande diferencial nesse contexto”, comenta Leônidas Oliveira.
Saiba mais sobre a programação cultural
Nesta terça-feira, 4, o destaque é a efervescência da moda. A ação conjunta com a CDL-BH reúne trabalhos desenvolvidos por Luiz Cláudio Silva, à frente da marca Apartamento 03; Georgiana Mascarenhas, da Barbara Bela, que atua no mercado há 40 anos; e Gláucia Fróes, uma das fundadoras da Plural. Eles levam peças de suas coleções mais recentes para uma apresentação especial para os visitantes do estande.
Na quarta-feira, 5, o violeiro Gustavo Costa, de São Lourenço, vai mostrar ao público a som da viola, que foi eleita Patrimônio Cultural Imaterial pelo Institto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), em 2018. Gustavo Costa atua como músico, professor, arranjador e compositor há 19 anos.
Além dessas atrações culturais, o estande conta com locais instagramáveis para o público realizar seus registros e uma arquibancada com a exposição de artesanato. Espaço para as reuniões e conversas com o trade turístico e bar/café com produtos locais para degustação também compõem o ambiente.
Fonte: Agência Minas