O beatmaker Dough acaba de lançar o videoclipe com duas músicas chamadas “Aláfia” e Cabeça de Máquina. O vídeo está disponível em seu Instagram e YouTube.
O vídeo começa com a música “Aláfia”, palavra que é utilizada no jogo de Búzios, primeiramente se faz uma pergunta as entidades presentes e jogam os búzios, se o resultado for de quatro búzios abertos, significa Aláfia, que sua resposta é positiva para sua pergunta independente de qual seja.
A ritmo de “Aláfia”é chamado de Afro House, uma sub-vertente da House Music que surgiu no final da década de 70 em Chicago, estilo de música em que o público consumidor era predominantemente por negros, latinos e homossexuais.
O Afro House tem raízes no continente africano, mais precisamente na África do Sul e tem em sua composição as percussões e tambores como característica marcante.
A segunda música é “Cabeça de Máquina” que mescla a estética de som e textura da música Trap com tambores, agbês, violão e sintetizadores digitais. A obra é rica em diversidade cultural incorporando instrumentos como: Berimbau, Agbê (também conhecido como xequerê), e o tambor africano Djembê, instrumentos utilizados em músicas e manifestações culturais brasileiras como a Capoeira e o Maracatu, e estilos musicais como o Afrobeat e Reggae, referências que Dough busca em colocar em sua música contemporânea atual. “No vídeo nós retratamos mulheres atuando em posições de mestras, estátuas de mulheres negras e Orixás mulheres que são cultuados como divindades na Umbanda, que é uma religião nascida no Brasil, minha mãe é mãe de santo e meu pai mestre de capoeira, estas culturas sempre foram presentes no meu dia a dia”. O clipe tem a participação artística da mãe de santo Jane de Oyá, que é mãe de santo da casa Ilê Axé Oyá Afèere Igì em Poços de Caldas / Minas Gerais, Jane que também é mãe biológica de Dough.
O vídeo é um projeto contemplado pelo Prêmio Funarte RespirArte, da Funarte (Fundação Nacional das Artes), prêmio que contemplou muitos artistas de diversas áreas artísticas do Brasil todo.
A direção de fotografia foi feita pela fotógrafa Tamiris Alves (@ventonarua), que também fez a captação de imagens do vídeo.
Ouça “Aláfia” e “Cabeça de Máquina” no Instagram de Dough (@doughleve) e também pelo YouTube através do link https://abre.ai/alafiacbm. Saiba mais sobre Dough no Facebook e Instagram, nas contas oficiais @doughleve e @lab3estudio.