sábado, novembro 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioCultura19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas inaugura primeira vila literária...

19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas inaugura primeira vila literária de Minas

Evento espera receber um público de cerca de 80 mil pessoas

A partir deste sábado, 27, com duração até 5 de maio, Poços de Caldas sedia um dos mais importantes encontros de língua portuguesa do Brasil – o 19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – Flipoços 2024. A programação traz mais de 160 convidados, 200 atrações, shows todas as noites, 70 tendas e a expectativa de receber cerca de 80 mil pessoas. Nesta edição, o evento inaugura a 1ª Vila Literária de Minas Gerais, ampliando todas as expectativas em relação à movimentação de público, convidados, expositores, títulos disponibilizados e impacto na economia local.

A Vila Literária será localizada no Parque José Afonso Junqueira, oferecendo uma nova experiência para o público e um encontro pitoresco em meio a momentos de contemplação, relaxamento, boas prosas e um convite ao “devagar”.

FEIRA DO LIVRO DO SUL DE MINAS

Em relação ao número de expositores, houve um aumento de cerca de 15% no número de espaços disponibilizados. O acréscimo também é esperado no que se refere ao número de títulos e público. Nesta edição, cerca de 35 mil obras, entre livros físicos e digitais, serão disponibilizadas durante a Feira do Livro do Sul de Minas.

PROGRAMAÇÃO

Ao longo de nove dias, ilustres convidados circularão pelo centro histórico da cidade, participando de mesas nos palcos Coreto Cultural e Sesc Sulfurosa, além dos espaços parceiros.
Os escritores homenageados – Patrono Ignácio de Loyola Brandão e o Sulfuroso Chico Lopes – terão um encontro especial entre amigos, no dia 28 de abril, domingo, às 18h, quando vão contar causos para o público.

Com forte destaque à Minas e à mineiridade, o Flipoços traz o tema “A Crônica nossa de cada dia” e inaugura uma nova fase, com proposta mais intimista, mas sem perder sua característica principal, a diversidade de temas e convidados.

Outros ícones da Crônica brasileira como Julian Fuks, Cristiana Rodrigues, Sophie Ganeff, Luiz Eduardo Carvalho, Diógenes Moura e o imortal Ruy Castro, também representantes da temática, estarão no Flipoços.

As atrações são para todos os públicos, com destaque também aos escritores locais, fomentando a literatura mineira. Considerado o maior celeiro de escritores do sul de Minas Gerais, o município de Poços conta, hoje, com mais de 400 escritores e escritoras catalogados, de vários gêneros literários.

DIVERSIDADE

Como em outras edições, o evento mantém sua linha eclética e, nesta edição, promove três mesas especiais que tratam questões relativas a gênero e diversidade sexual na atualidade, com destaque à Literatura LGBTQIA+.

A agenda traz relevantes nomes, como o da escritora trans Marcela Bosa, do escritor Andreas Chamorro e da multiartista, Nany People, além de destacar a presença do professor Guilherme Terreri (criador da persona Rita Von Hunty) e do jornalista, escritor e colunista da Revista Veja, Valmir Moratelli, que lança o livro ‘A Invenção da velhice’.

O Flipoços promove, ainda, um encontro sobre Literatura Erótica, com a presença de Nalini Narayan, Kah Dantas, Gabi Benvenutti e Samantha Buglione.

GASTRONOMIA

Dentro da temática Literatura e Gastronomia, a Associação Caminhos Gerais promove um minicongresso sobre Cozinha Mineira, com três painéis e as presenças ilustres do chef Edson Puiati e José Newton Meneses, dentre outros, sob a batuta do presidente da entidade, Rafael Hunh. Ao final, vai acontecer a cozinha show, na qual o chef Sergio Vigiano vai preparar o “Caldeirão Vulcânico” para degustação coletiva, na Pracinha do Palco Sesc Sulfurosa.

MÚSICA

Já na área ‘Literatura e Música’, tema que o Flipoços sempre dá destaque, estão confirmadas as ilustres presenças de Júlio Maria (biógrafo e crítico musical), de João Marcelo Bôscoli (filho de Elis Regina), Eduardo Beu, Gustavo Galo, Adriana Del Ré e Fausto Fawcett, que vai lançar o livro inédito Pesadelo Ambicioso. O Festival também recebe Ruy Castro, Imortal da Academia Brasileira de Letras e reconhecido como um dos mais importantes biógrafos do Brasil.

O Festival contará, diariamente, com shows intimistas, a participação de diversos artistas de Poços de Caldas e três shows especiais: O primeiro é “O falar caipira nas músicas de Tonico e Tinoco”, com a presença dos filhos dos artistas clássicos caipiras. O segundo, uma apresentação literomusical, promovida por Felipe Franco Munhoz, trazendo a leitura de trechos do livro Nirvana. E a terceira apresentação de destaque será o show de blues com o artista norte-americano Keith Dunn and The Simi Brothers. Este show marca o pré-lançamento do Poços É Jazz Festival 2024, que vai acontecer de 15 a 17 de novembro deste ano.

LITERATURA PARA TODOS

No segmento da Literatura Indígena, Lusófona, Negra, Histórica, Infantil e Autoajuda, o Flipoços traz grandes nomes. Dentre eles, o de Mary Del Priore, que lança “Leopoldina e Maria da Glória – Duas Rainhas, vidas e dores”, Editora José Olympio (Record). O festival recebe ainda o autor Alexandre Coimbra Amaral, com o livro “Toda ansiedade merece um abraço” e as autoras Vanessa Ratton, Eva Potiguara, Ju Cassou, Luana Guarani, do “Álbum Guerreiras da Ancestralidade”, livro vencedor do Prêmio Jabuti em 2023. As crianças e jovens também recebem atenção do Festival e, neste sentido, autores como Tatiana Filinto, Alex Castro, Alex Andrade, Fernanda Cortês, Daniel Kondo, Cintia Barreto, Gilles Eduar, Maria Eduar, Cacá Gontijo dentre outros.

Já o escritor, cronista e tradutor Eric Nepomuceno vai falar da sua íntima relação de amizade com o “Gabo”, Gabriel García Márquez, e do livro póstumo do amigo, lançado recentemente pela Record ‘Em agosto nos vemos’.

O Festival recebe, pela primeira vez, a professora e filósofa Sueli Carneiro, juntamente com a Adriana Santana, Maria José Tita, Helena Vieira e Thais Costa, na mesa Mulheres Negras e a Reparação da Escravidão, no dia 04 de maio, às 14h30, no Palco Sesc Sulfurosa.

Para tratar de Literatura e Política, a curadoria convidou grandes nomes que vão abordar temas atuais como Fake News – uma análise do Brasil atual sob a ótica da literatura, com os jornalistas Patrícia Campos Mello, repórter especial da Folha de S. Paulo, comentarista da TV Cultura e escritora, e Carlos Andreazza, colunista de O Globo. A mediação é da jornalista Vera Magalhães, jornalista de política há 31 anos e âncora do programa Roda Viva, da TV Cultura. A mesa acontece no Coreto Cultural, dia 28, às 15h30.

LUSOFONIA

Mantendo a tradição da lusofonia, característica que consagra o Flipoços como o “festival literário brasileiro mais português de todos”, a curadoria preparou duas mesas importantes para celebrar o 05 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa. A primeira vai acontecer, às 10h30, com as poetas Mariana Basílio, Mar Becker e Dalila Teres Veras, com o tema Os continentes em nós, falantes da Língua Portuguesa.

A segunda mesa, marcada para as 15h30, apresenta ‘Encontros dos países Brasil, Portugal e Angola em Poços de Caldas – o que mais podemos aprender sobre a nossa formação cultural’ e recebe Cristina Drios (escritora portuguesa, participante da 4ª Residência Literária Flipoços Camões), Pau de Cabinda (escritor e professor angolano). Mediação Gisele Ferreira, curadora do Flipoços.

Outra atividade de destaque será a mesa de 90 Anos de Nélida Piñon, no dia 03 de maio, às 19h, no Hall das Thermas, data em que a escritora faria aniversário. O Flipoços foi escolhido pela família da escritora como o ponto de partida do ano comemorativo, que contará com inúmeras atividades no Brasil e no exterior. O encontro vai contar com as presenças de Rodrigo Lacerda (editor da Editora Record), Eric Nepomuceno (tradutor, escritor e cronista) e Karla Vasconcelos, assessora da Nélida. Lançamento póstumo do livro Os rostos que tenho. Mediação: Gisele Ferreira, curadora do Flipoços. (Para participar desta atividade, pede-se a doação de um livro novo comprado na Feira do Livro do Sul de Minas na Vila Literária).
A programação conta, ainda, com inúmeros convidados de programação voltada ao público infantil e juvenil, com o oferecimento do Sesc Minas.

FLIPOÇOS 2024

O Festival é uma realização GSC Eventos Especiais, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Ministério da Cultura. Patrocínios: Rede Itaú, Valgroup, Althaia, Nutrire, Myrallis, Docol, Instituto Chamex e Sylvamo. Transporte Oficial: Viação Santa Cruz. Parceria Cultural: Sesc Minas. Apoio Cultural: Sebrae, Leitura Play, Green PCR, Maple Bear, CNA Inglês Definitivo e Cine Marquise. Apoio de Mídia: Revista Aorta, Revista Philos, Revista Canarana, Revista Aboio, Livronews, Philos, Portal Autêntica, Coluna Bastidores, Rabiscos, Fruta Madura 50+ e Publishnews, Portal de Poços, EPTV, Brand News, Mantiqueira, Jornal da Cidade, Poços Já, TV Poços e Poços Com. Rádio Oficial Jovem Pan Poços. Espaços parceiros: Lascaux Chocolateria, BoldBloom Café e Thermas Antonio Carlos. Patrocínio no Prêmio Literário da Renovagraf. Instituições parceiras Caminhos Gerais e Descubra Poços. Ação Sustentável – Ação Reciclar, Conexão SA. E IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Internet Exclusiva – Telemídia. Festivais parceiros – Filigram – Festival Literário de Gramado, Bienal do Livro de Pernambuco, HackTown, Mostra de Cinema de Fama, MIA, Folio, Flip. Apoio Institucional Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Snel, União Literária de Minas Gerais. Parceria internacional Camões, Embaixada de Portugal e Politécnico de Leiria – CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Social.

Para mais informações entre em contato pelo (35) 3697 1551, acesse o site www.flipocos.com e as redes sociais @flipocos para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes