Em formato inovador, atividade extensionista contribuiu para a formação dos estudantes
Na manhã desta sexta-feira, 22 de março, alunos do Curso de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas assistiram, em tempo real, por meio de videoconferência, a uma cirurgia de litotripsia. O procedimento tem o objetivo de fragmentar cálculos renais, popularmente conhecidos como pedras nos rins, facilitando sua eliminação pelo organismo.
O médico responsável pela cirurgia foi o Dr. Alcides Mosconi e o procedimento foi realizado na Santa Casa, um dos principais hospitais da cidade, utilizando um equipamento de última geração doado pela Universidade. A transmissão mobilizou profissionais do Campus e os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Os alunos participaram da atividade no Auditório 2.
A Santa Casa detém o primeiro aparelho de litotripsia extracorpórea da região. O investimento na sua aquisição, de R$ 480 mil, foi feito pela PUC Minas Poços de Caldas em agosto de 2023, por meio da contrapartida firmada com a Prefeitura Municipal. O equipamento é compacto e transportável e sua tecnologia avançada é ideal para a fragmentação de cálculos no trato urinário em geral.
A transmissão da cirurgia é uma atividade extensionista promovida pelo Curso de Medicina do Campus. O objetivo é contribuir com a formação dos alunos, que tiveram a oportunidade de conferir em detalhes a realização do procedimento, podendo esclarecer dúvidas com docentes experientes.
O Prof. Dr. Antonio Angelo Rocha, coordenador do Curso de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas, destaca a importância do evento para os estudantes. “A transmissão permitiu que alunos de todos os períodos do Curso assistissem à cirurgia ao vivo, em um formato inédito. Presencialmente, isso não seria viável, pois o ambiente cirúrgico comporta poucas pessoas”, explica.
Para o Dr. Alcides Mosconi, responsável pela cirurgia, este novo aparelho de litotripsia beneficia não só a Santa Casa, mas toda a população de Poços de Caldas e região: “Recebemos um aparelho de última geração para tratar pacientes portadores de cálculo renal. É o mais moderno que nós temos. Ele só é encontrado nos grandes centros, como São Paulo, Belo Horizonte e Campinas. Poços obteve este benefício por meio desta grande parceria.”