A Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca, apresenta até 27 de março, a exposição Pluralidades Femininas, dentro das ações em celebração ao Mês da Mulher. A mostra reúne 81 obras de 46 escritoras locais disponíveis no acervo e textos selecionados de autoras poços-caldenses.
“A cada braço uma força. Assim já disseram. Eu da vida entendo pouco. Reconheço que caminhamos em pontas de navalhas, tentando equilibrar o corpo para que ele não caia. De um lado, o escuro, as vozes, a loucura. Do outro, a claridade, que machuca, a mão humana, outra carne também trêmula e amedrontada, pronta para matar, mas nunca, nunca pronta para morrer”. O trecho da escritora sulfurosa Beatriz Aquino é um dos recortes que compõem a exposição.
Participam da mostra, as escritoras poços-caldenses:
Autora com 12 títulos:
– Lia Campos Ferreira
Autora com 6 títulos:
-Tânia Mara M. de Carvalho
Autora com 5 títulos:
-Nilza Botelho Megale
Autora com 4 títulos:
-Maria José de Souza – Tita
Autoras com 3 títulos:
-Rita Schultz
-Rose Lino
-Luiza Elena Ribeiro do Valle
Autoras com 2 títulos:
-Jéssica Balbino
-Benecdita Pires Duarte
-Darcy Rosa dos Reis
-Glorinha Mourão Sandoval
-Ana Maria Vieira
-Yara Camillo
Autoras com 1 título:
-Luciana Valin
-Cacá d’Arcardia
-Letícia Magalhães
-Raquel de Souza
-Francine Alves dos Reis
-Márcia Sandy
-Teresa Maria Faria
-Maria Helena Braga
-Roseli Fontaniello
-Eliana Hosken de Oliveira
-Fabiana Solia
-Elisabete Aparecida Pinto
-Elza Nastrini
-Mathilde de Carvalho Dias
-Rossmaly Borges
-Lurdinha Camillo
-Maria José Galvão dos Santos
-Maria Braz Chaves
-Patrícia Chagas
-Maria Aparecida Féo
-Ogilda Fernandes Westin
-Lígia Braga Westin Romanelli
-Adriana Manucci
-Adelaide Padrão
-Isaura Mendes
-Amanda Themístocles
-Edilene Mizael de Carvalho Perboni
-Janaína Chamma
-Beatriz Aquino
-Dani Vilas Boas
-Ruth Fraga Carino Pinheiro.
Além disso, a Biblioteca Centenário também coloca em destaque durante o mês de março a Estante Mulherio das Letras, que conta com 149 títulos escritos por mulheres, de forma a divulgar, valorizar e facilitar o acesso à produção literária feita por mulheres brasileiras contemporâneas, com livros nos gêneros prosa, poesia, crítica, dramaturgia, entre outros, para o público adulto, infantojuvenil e infantil.
Neste sábado, 16 de março, às 20h, será apresentado, ainda, o espetáculo teatral “Recortes: a mulher e seu corpo público”, com entrada gratuita e classificação indicativa de 16 anos. A peça documental traz a dramaturgia a partir de relatos verídicos de mulheres que sofreram abusos e faz uma crítica social sobre a desvalorização do corpo feminino, o descaso e a naturalização dos abusos sofridos por esse corpo. Uma representação cirúrgica sobre a violência sexual e suas muitas nuances: silêncio, o medo, a culpa e a pressão da sociedade para que essas mulheres continuem caladas.
O ingresso gratuito pode ser reservado pelo Whatsapp 35 99715 1221. (Entrada gratuita, classificação indicativa 16 anos).