O projeto Cine Olhar, cineclube poços-caldense pioneiro na exibição de filmes brasileiros, inicia suas atividades em 2024 nesta quinta-feira, dia 14, na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG (Av. Padre Cletus Francis Cox, 300 – Country Club), às 19h. O filme escolhido em comemoração ao Mês das Mulheres é “Sementes – Mulheres Pretas no Poder”, dirigido por Éthel Oliveira e Julia Mariano, com distribuição da Embaúba Filmes. A exibição dos filmes acontecerá nos próximos meses, por meio da Lei Paulo Gustavo e apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
A curadoria do filme Sementes propõe sensibilizar o público em geral sobre as questões de racismo estrutural e discriminação de gênero que permeiam a sociedade brasileira. Ao celebrar as conquistas e lutas de mulheres pretas, o filme serve como um poderoso instrumento de empoderamento e fortalecimento da autoestima da comunidade negra, especialmente das mulheres, ao oferecer identificação e representação. A sessão será realizada em parceria com o Coletivo Negro UEMG Laudelina Campos Melo.
Sinopse do filme “Sementes – Mulheres Pretas no Poder”
Em resposta à execução de Marielle Franco, as eleições de 2018 se transformaram no maior levante político conduzido por mulheres negras que o Brasil já viu, com candidaturas em todos os estados. O documentário acompanhou essas mulheres em suas campanhas, mostrando que é possível uma nova forma de se fazer política no Brasil, transformando o luto em luta.
Informações sobre a exibição
Data: 14 de março – quinta-feira
Local: Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG (Av. Padre Cletus Francis Cox, 300 – Country Club)
Horário: 19 horas
A sessão contará com interpretação em Libras, feita pela profissional Simone Venâncio.
Serviço
O Cine Olhar promove a ambientação de um cinema itinerante de forma totalmente gratuita, com pipoca e guaraná para as sessões presenciais, além de sessões on-line no site www.cineolhar.com.br. O projeto já atendeu mais de 3 mil pessoas desde 2016 e exibiu diversas obras do cinema nacional. As idealizadoras do projeto são as produtoras Larissa Freitas e Valéria Freitas, com suporte técnico de Joseane Sartini.
Para acompanhar a programação acesse ao site do Cine Olhar e acompanhe no Instagram: @_cineolhar