quarta-feira, novembro 27, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioPolíticaCâmara aprova projeto que reestrutura a Guarda Municipal

Câmara aprova projeto que reestrutura a Guarda Municipal

Foi aprovado na última semana, em segunda e última discussão, o Projeto de Lei Complementar n. 48/2023, de autoria do Executivo, propõe uma reestruturação da Guarda Municipal de Poços de Caldas. A proposta altera e acrescenta dispositivos à legislação que instituiu a GM, criando a Corregedoria e a Ouvidoria do órgão. A norma possibilita, ainda, a utilização de arma de fogo pelo efetivo, desde que cumpridos os requisitos legais previstos na legislação federal.

A Corregedoria da Guarda Civil Municipal, órgão permanente com plena autonomia e independência funcional, subordinada à Direção da Guarda Civil Municipal, tem por finalidade a apuração de infrações disciplinares, fiscalização e investigação dos servidores da GCMPC.

Já a Ouvidora tem como objetivo a preservação dos princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade, imparcialidade, publicidade, razoabilidade, finalidade e eficiência dos atos praticados pelos integrantes da carreira da segurança pública da Guarda Civil Municipal. Compete ao setor, entre outras atribuições: receber, examinar e encaminhar reclamações e denúncias acerca da conduta de dirigentes, de integrantes e das atividades da Guarda Municipal a qualquer órgão responsável por adotar providências cabíveis, acompanhando o andamento destas e cobrando respostas nos prazos regulamentares; receber sugestões e elogios acerca da conduta de dirigentes, integrantes e das atividades da GM; propor soluções e oferecer recomendações ao Comando da Guarda Municipal.

Até a aprovação do Projeto de Lei pelo Legislativo, algumas reuniões aconteceram com o intuito de debater a proposta e as melhorias necessárias para os guardas municipais. “Acreditamos que, agora, a Guarda começará a fazer toda a tramitação junto à Polícia Federal para poder se equipar. Provavelmente, toda a tramitação na PF até a liberação para a guarda poder ser armada levará muito tempo. Então, foi um passo que a Câmara deu para melhorar a nossa segurança pública. O Poder Legislativo deve ter uma visão para o futuro, as leis não podem pensar apenas no presente, no agora. Temos uma PM ótima em Minas Gerais, que já cuida muito bem de nós, mas chegou a hora do município fazer uma parte, principalmente para poder cuidar mais do patrimônio público, das escolas e dos pontos que tenham problemas”, declarou o presidente da Câmara, vereador Douglas Dofu (União).

O Projeto de Lei, que aguarda sanção do Poder Executivo, está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes