sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioCulturaProfessora, poeta e ficcionista: Geni Guimarães é a indicada do Leia Mulheres...

Professora, poeta e ficcionista: Geni Guimarães é a indicada do Leia Mulheres Negras desta semana

Dentro da Campanha Leia Mulheres Negras, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas indica, nesta semana, a escritora Geni Mariano Guimarães. Nascida na área rural do município de São Manoel, São Paulo, em 8 de setembro de 1947, mudou-se aos cinco anos para Barra Bonita, onde passou a frequentar a escola.

Iniciou sua carreira de escritora publicando seus primeiros trabalhos no Debate Regional e no Jornal da Barra. Em 1979, lançou seu primeiro livro de poemas, Terceiro Filho. Em 1981, publicou dois contos no número 4 de Cadernos Negros, assim como seu segundo livro de poesia, fortemente marcado pelos tons de protesto e de afirmação identitária.

Os livros mais conhecidos da autora apresentam caráter autobiográfico. O livro “A cor da ternura” conta a história de Geni, a penúltima de uma família de oito irmãos. Negra e pobre, logo se dá conta do peso da cor e da condição social e aprende a conviver com ofensas e xingamentos. Ela aprende muito com sua Vó Rosária, que lhe conta as histórias do tempo da escravidão. Depois de muito estudo, Geni se torna professora e pode transmitir suas histórias, pautadas pela tolerância e respeito.

A história real de uma infância pobre, sofrida, permeada de preconceito, porém que possui uma mensagem linda, singela e uma grande lição sobre como sobreviver com ternura em um país racista.

“A cor da ternura” está disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal Manuel Francisco Costa Guimarães, no Conjunto Habitacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes