Em 2021, a Charanga dos Artistas completa 20 anos de fundação, em um ano atípico, sem Carnaval por conta da pandemia do novo coronavírus. As crianças não vão se encantar com os bonecos, turistas e moradores não seguirão o cordão, famílias inteiras deixarão de dançar e cantar e pular e sorrir ao som da Banda do Miguelzinho, a Baranga não passará nem exibirá a sua faixa. Mesmo assim, a Secretaria Municipal de Cultura rende homenagens a todos os grupos que constroem a história da Charanga dos Artistas, a alma do Carnaval poços-caldense:
– CachorroLôco Produções
– Companhia Beira Corpo
– Companhia de Circo Penduricalhos
– Companhia De Parolis de Teatro
– Companhia de Teatro Montéchios e Capuletos
– Companhia de Teatro Toque de Vida
– Companhia Máscaras Vivas
– Companhia Naativa
– Dell’Arte Produções Artísticas
– Escola de Dança Gisa Carvalho
– Grupo de Dança The Power Music Dance
– Grupo de Teatro Magia
– Grupo de Teatro Trancos e Barrancos
– Grupo Teatral Bem-Me-Quer
– Monteiros e Lobatos Companhia de Teatro
– Piquiliqui Produções Eventos Culturais
– Studio de Dança Kika de Souza e Lucia Reis
– Trupe de Ruah
– Equilibrius Artes
– Cia. Vacivu
– Grupo Força Livre.
História
Desde 2001, o Carnaval de Poços de Caldas conta com a vibração, a criatividade e a irreverência da Charanga dos Artistas, que reúne companhias teatrais locais e bonecos gigantes em uma grande celebração da arte e da cultura, ao som da Banda do Miguelzinho, com as tradicionais marchinhas. Queridíssima do público, a Charanga é garantia de diversão para a família durante todos os dias de Carnaval. Já na sexta-feira, tradicionalmente a Charanga anima a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, na escadaria da Prefeitura, seguida por cortejo pelas ruas centrais da cidade.
Criada em 2001, como forma de unir a classe artística para reverenciar personalidades locais, nacionais e internacionais, a Charanga resgata a alegria do “brincar carnaval”, ao mesmo tempo em que traz para a festa momesca ícones da literatura, do cinema, da música e personagens que se destacaram em diversas áreas de atuação.
Além do resgate das marchinhas e da caracterização dos artistas, bailarinos e bonecos, o diferencial da atração é a interação com o público, que é parte fundamental do espetáculo.
De maneira divertida e irreverente, o movimento artístico consegue trazer para o Carnaval referências históricas e culturais de Poços de Caldas, do Brasil e de todo o mundo. A Charanga dos Artistas se utiliza do espaço privilegiado do Carnaval para reverenciar com criatividade grandes personalidades que fazem parte da história, ao mesmo tempo em que movimenta a cadeia produtiva da cultura, inserindo os artistas locais em posição de destaque na programação carnavalesca da cidade.
“Que, em breve, possamos nos encontrar novamente pela Cultura e ter de volta os sorrisos, os aplausos e os abraços”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.