sábado, novembro 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioMeio AmbienteChuva intensa pode trazer mais problemas nos próximos dias, diz Defesa Civil

Chuva intensa pode trazer mais problemas nos próximos dias, diz Defesa Civil

A chuva persistente dos últimos dias tem provocado problemas em todas as regiões da cidade e com isso equipes da prefeitura buscam intensificar o trabalho de limpeza e atendimento a ocorrências causadas pelo volume de água. O diagnóstico é da Defesa Civil, em vista do volume de precipitação que ocorre desde os últimos dias de 2022.

Desde então, ocorreram tombamentos de muros, alagamentos em regiões mais sensíveis como no Jardim Kenedy II, Parque Municipal, Bairro João Pinheiro e outros locais onde o grande volume de água atormenta os moradores. As ocorrências exigiram o trabalho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do município.

Segundo Mauro Barbosa, coordenador da Defesa Civil de Poços de Caldas, um alerta foi emitido para o Estado informando que estamos no auge do período chuvoso e os modelos meteorológicos demonstram a previsão de chuvas intensas a partir desta quinta-feira, 5, até domingo, sendo que, em alguns pontos do Estado, podem ultrapassar 150 mm.

Devido ao excesso de chuva, o solo já se apresenta saturado e a tendência é de ocorram movimentações de massa, podendo causar o colapso de estruturas.

Servidores de vários setores da administação municipal estão trabalhando em várias frentes, em ações de limpeza e retirada de árvores, identificação de danos e reparos, uma ação conjunta entre as secretárias de Obras, Serviços Públicos, DMAE, DME e Defesa Social.

Os serviços de limpeza incluem desobstrução de vias, com a retirada de lama e entulhos e limpeza dos bueiros entupidos devido à grande quantidade de rejeitos, galhos e sujeiras, trazidos pela água.

Até o momento são 27 pessoas desalojadas e nenhuma desabrigada. A secretária de Promoção Social informa que duas casas foram destelhadas e encaminhadas para o SOS Construção.

Devido a este momento mais delicado do período chuvoso, a orientação é para que as pessoas evitem trafegar em áreas de risco, seja a pé ou nos veículos, em razão da força que as chuvas podem exercer.

O risco geológico pode acarretar desabamentos e deslizamentos de encostas no estado, o que também é uma preocupação devido ao encharcamento do solo.

Em alguns locais, a instabilidade pode causar sérios danos a residências, reforçando a necessidade de atenção dos moradores aos sinais de colapso como:

Rachaduras e frestas em muros;
Estufamento e frestas em piso;
Janelas e portas com dificuldade de fechamento
Árvores e postes com inclinação a normal;

O recomendável é que, ao notarem os sinais, os moradores saiam imediatamente das residências e busquem abrigo em casas de parentes e amigos, além de acionar a Defesa (153), o Corpo de Bombeiros (193) ou a Polícia Militar (190).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes