Instrutoras comemoram a oportunidade de execução da proposta
O projeto cultural ‘O Passo do Gato (Le Pas de Chat)’ encerrou em setembro as atividades desenvolvidas com a primeira edição da proposta. O curso gratuito foi voltado para capacitação de novos instrutores, ministrando aulas práticas das técnicas de base do balé clássico aliadas ao lúdico, bem como técnicas de expressão corporal, estimulando a criatividade e trabalhando com a poética e o sensível.
Ministrado por Márcia Viana e Raquel Franco, que são profissionais de longa jornada na área do ensino da dança em Poços de Caldas, as aulas do curso foram realizadas todas as sextas-feiras, no período de maio a setembro, no Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei.
As alunas participaram de oficinas de figurino e construção de material acessível que irão auxiliá-los em suas práticas e enriquecê-las. Os estudos sobre a anatomia ligada ao balé e sobre o desenvolvimento motor infantil foram ministrados com o intuito de instrumentalizá-los e conscientizá-los sobre os cuidados com o corpo com o qual trabalhamos.
O projeto também ofereceu aos participantes ideias sobre roteiros de espetáculos e repertório musical ampliando e relacionando experiências e realidades – um passo além do que a mídia nos empurra e apresenta. Os integrantes do projeto contaram ainda com um minicurso de francês (Dicionário Francês do Ballet – compreensão dos termos), pois o ballet vem da escola francesa.
Raquel Franco comenta: “Ficamos felizes de realizar este projeto pois, o que sempre vimos foram projetos acontecer direcionados – diretamente às crianças (o que é muito legal e importante também) mas, nos perguntamos como promover o ballet e a expressão corporal de forma que ela tenha uma continuidade e atinja cada vez mais crianças, adolescentes, jovens e adultos? Márcia Viana foi a responsável por chamar minha atenção para isso. Então elaboramos o Passo do Gato – Le Pas de Chat – pensando em profissionais e em jovens que estão trabalhando com as crianças e ou que gostariam de trabalhar com uma proposta voltada para o corpo – pois é através do corpo que a aprendizagem acontece, é através do corpo que nos expressamos mesmo pensando o contrário (o corpo fala! E às vezes até grita!)”. A realização do Passo do Gato foi para nós uma certeza de que precisamos da arte da Dança e precisamos refletir sobre esse corpo que dança e que anseia por se expressar. O que vimos acontecer foram jovens adultos querendo, num primeiro momento, vivenciar a dança com o próprio corpo e também trocar experiências vividas tanto as que marcaram de forma positiva como também as negativas e refletir sobre como vivenciar meu corpo agora e como promover a dança e a expressão corporal de forma a não excluir, não rotular e sim envolver todos os corpos.”
Em relação à interação dos participantes durante o curso, as instrutoras declararam que, “A turma foi se ambientando. Apesar de ter algumas desistências, o grupo que permaneceu se entregou às propostas. Discutiu, criou e refletiu junto sobre vários aspectos, estes ligados à Dança e também à educação e à dignidade do ser. Dançaram. Contribuíram com seus saberes e experiências. Se envolveram e por que não dizer, se divertiram. Se conheceram. Tiveram espaço para se expressarem dançando e também se colocando perante o grupo. Sem amarras. Vivenciando tudo o que foi proposto.”
“Pela alegria e energia demonstrada ao longo destes meses, acreditamos que ‘O Passo do Gato’ lhes acendeu uma nova centelha para continuarem envolvidas com a Arte, a Dança e a Expressão do Humano que há em nós.”, finalizam.
O projeto ‘O Passo do Gato’ foi viabilizado pelo edital de patrocínio da Prefeitura de Poços/Secretaria Municipal de Cultura, com produção da Carvalho Agência Cultural e apoio do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei Poços de Caldas.