Na noite da última terça-feira, 27, a Câmara de Poços prestou uma homenagem à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) pelos 50 anos de história na cidade. A sessão especial, de iniciativa do vereador Marcelo Heitor (PSC), contou com a presença da presidente da instituição Marli Missaka, da diretora institucional, Gláucia Boaretto e de vários professores, alunos e colaboradores da entidade. A secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, também prestigiou a solenidade.
Inaugurada em 1972, a APAE recebe pessoas com deficiência intelectual ou múltiplas deficiências, além de portadores do Transtorno do Espectro Autista. A instituição surgiu da iniciativa de treze pais com filhos que apresentavam alguma deficiência. Atualmente, a associação acolhe centenas de alunos, de 0 a 100 anos, de Poços e região, com atendimento de qualidade. “A Câmara realiza essa importante sessão especial à APAE, uma entidade que zela pelos direitos de seus alunos, oferecendo assistência médica especializada, pedagógica e inclusão social. Reconhecemos e valorizamos o trabalho de toda a equipe, muito qualificada e competente”, destacou o proponente da homenagem.
Além de um placa comemorativa entregue à presidente e à diretora institucional da APAE, várias pessoas que fizeram parte da história da instituição foram homenageadas: Alaís Dutra Teixeira Alves, assistente social que orientou a Comissão de Pais na fundação; Dr. Osvaldo Ferreira Rezende, médico integrante da primeira equipe técnica; Ofélia Modesti Sampaio, segunda presidente e, atualmente, membro do Conselho Consultivo; Ronaldo Borguetthi, um dos integrantes da fundação (In memoriam, representado pelo filho José Roberto Borguetthi); Joana Ferro Frison, membro da Comissão de Pais na época da fundação (In Memoriam, representada pela filha Joana Frison); Dr. Carlos Érrico Neto, primeiro assessor jurídico e redator do primeiro Estatuto (In Memoriam, representado pela filha Leidy Maria Danza Érrico Jerônimo); Chafica Frayha Antakly, primeira presente (In Memoriam, representada pelo sobrinho Gustavo Zarif Frayha); José Vasques Filho, presidente por cinco mandatos (In Memoriam, representado pela filha Maria Angélica Vasques); José Geraldo Parreiras e Alzira Parreiras, integrante da fundação e ex-presidente, respectivamente (In Memoriam, representados pela filha Maria Lúcia Parreiras).
Também receberam uma homenagem ex-presidentes da APAE que, atualmente, fazem parte do Conselho Consultivo: José Roberto Sales Cândido e Carlos Antônio Bonazzi Júnior.
Marli Misaka, presidente da APAE, agradeceu a homenagem prestada e destacou o trabalho de todos aqueles que estiveram à frente da entidade. “É com muita honra que recebemos a homenagem desta Casa. Para mim, isso é mais do que especial. Eu acho que quem deveria estar aqui hoje são os nossos usuários, os ex-diretores que trabalharam tanto para que pudéssemos completar esses 50 anos. Eu tenho poucos anos de voluntariado dentro da APAE, e já trabalhei em alguns outros voluntariados, mas foi a APAE que tocou meu coração, e eu tenho muita gratidão, muita honra em estar aqui hoje para receber essa homenagem por todos. Gostaria de deixar um agradecimento muito grande aos fundadores, às famílias do fundadores, aos nossos ex-diretores, ex-presidentes e colaboradores, muito obrigada”, disse.
Gláucia Boaretto recebeu uma homenagem também de alunos presentes na sessão especial. “Profissionais, apaeanos, famílias, voluntários, razão de existir da nossa instituição, amados alunos. Falo aqui em nome da Priscila e do Guilherme, representando nossos mais de 800 alunos, por vocês e para vocês tudo é pouco diante da alegria e da
realização que é conviver diariamente e vê-los felizes ao atravessarem os portões da nossa escola. Quanto significado tem o dia de hoje. Primeiro, ver o reconhecimento que se tem a uma instituição que me dedico há mais de 40 anos, sendo homenageada por uma Casa Legislativa digna e compromissada com os mais altos valores democráticos de estado de direito e da qual tive a honra de compor por quatro anos. Depois, por essa solenidade estar acontecendo logo após termos encerrado com grande sucesso o 12º Festival Nossa Arte, onde o município de Poços de Caldas recebeu mais de 600 artistas apaeanos de toda a nossa Minas Gerais”, ressaltou a diretora durante seu discurso.
A solenidade foi marcada, também, por uma apresentação musical do Grupo Vivace. O vídeo da homenagem está disponível na página da Câmara no YouTube.