sexta-feira, setembro 20, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioGeralExposição no shopping homenageia atuação dos bombeiros em Brumadinho

Exposição no shopping homenageia atuação dos bombeiros em Brumadinho

Mostra fotográfica destaca atuação do Corpo de Bombeiros Militar de 
Minas Gerais durante a tragédia de Brumadinho

Uma exposição no Shopping Poços de Caldas reúne diversas fotos para homenagear o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que realiza em Brumadinho a maior operação de busca e salvamento de sua história – iniciada em janeiro de 2019 e ainda não encerrada. A mostra está montada próxima à entrada principal do centro de compras e pode ser visitada até o dia 9 de outubro.

Através de 35 imagens, o fotógrafo Gabriel Brandão revela o que viu durante os oito dias em que teve a oportunidade de acompanhar as primeiras movimentações em busca de sobreviventes e de identificação dos mortos: momentos de dor, indignação e revolta, entremeados pela esperança de familiares e amigos no trabalho realizado pelos bombeiros.

“A fotografia é minha maneira de gritar, de protestar contra a barbárie humana. De lutar pela mudança desse sistema desumano em que se encontra nossa sociedade. A vida não é assim, ela está assim. Um outro mundo é possível e urgente”, diz Brandão, acrescentando que a exposição se apresenta também como uma homenagem à atuação incansável dos bombeiros nessa imensa tragédia.

Operação

A tragédia de Brumadinho é considerada a maior já ocorrida por rompimento de barragens de mineração no Brasil e uma das maiores do mundo. A avalanche de rejeitos da Mina Córrego do Feijão causou a morte de 270 pessoas e devastou uma grande área de vegetação remanescente de mata atlântica.

O trabalho dos bombeiros foi iniciado logo após o rompimento, em 25 de janeiro de 2019, e segue até os dias de hoje, totalizando mais de 1.300 dias de operação, que já teve a atuação de centenas de militares, de diversas cidades de Minas Gerais, incluindo Poços de Caldas. Atualmente o grupo conta com o apoio de mais de 100 equipamentos e maquinários em busca das “joias de Brumadinho” – como os bombeiros se referem aos 4 desaparecidos.

“Este é um triste e lamentável capítulo da história de Minas Gerais e das famílias que tiveram suas vidas afetadas pela tragédia de Brumadinho”, comenta Dennison Coelho, superintendente do Shopping Poços de Caldas. “E além de chamar a atenção para que casos como esse não voltem a acontecer, a exposição tem o papel de reconhecer a dedicação e o empenho de todos os bombeiros que atuaram e ainda atuam nesta ação.”

Fotógrafo

Fotógrafo, desenhista, professor de desenho e diretor de fotografia. O carioca Gabriel Monteiro vive em Juiz de Fora e trabalha como fotógrafo independente. É formado em Fotografia pela antiga Escola Ateliê da Imagem Espaço Cultural, em Desenho e Pintura pelo Ateliê Marcelo Casali e em Direção de Fotografia, pela Academia Internacional de Cinema.

Seus trabalhos já foram vistos em diversas exposições, como FLIMINAS (Rio Novo, 2018), Museu de Arte Murilo Mendes – MAMM (Juiz de Fora, 2019), Córrego do Feijão (Brumadinho, 2019), Centro Cultural Bernardo Mascarenhas – CCBM (Juiz de Fora, 2019), Sede do 3º Comando Operacional de Bombeiros (Juiz de Fora, 2019), Teatro Paschoal Carlos Magno (Juiz de Fora, 2020) e 6º Comando Operacional de Bombeiros em Poços de Caldas (2022).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes