Após comemorar 7 anos e ser um dos maiores sucessos de público na programação do festival de inverno Julho Fest, a Festa Black Lab3 dedica sua próxima edição à música Rap feita no Brasil. A acontece neste sábado, dia 20 de agosto, a partir das 22 horas, no Teçá Bar.
Há sete anos consecutivos, a Festa Black Lab3 protagoniza o encontro entre gerações amantes do Hip Hop. O projeto, com direção do Lab3 Estúdio, nasceu e ganhou o público a partir do objetivo de celebrar e enaltecer a cultura da Black Music através de deejays que trazem no repertório os clássicos e os hits da atualidade. O sucesso foi tão importante que o evento já virou tema de documentário e é referência em debates sobre cultura e pertencimento.
A relevância do evento na cidade ficou marcada recentemente com a realização da Festa Black aberta na praça Dom Pedro II (Praça dos Macacos), dentro da programação do festival de inverno Julho Fest. Recorde de público, a festa lotou a praça de jovens, adultos e até crianças, famílias inteiras que foram relembrar os tempos de “baile black” e apresentar aos mais novos essa forma de encontro e expressão cultural popular que exalta o legado artístico de artistas pretos e seus movimentos musicais.
Para Robson Américo, um dos produtores da Festa Black, o evento é mais do que uma opção de lazer. “Ver de crianças de colo a pessoas mais idosas dançando e sorrindo foi um momento marcante na minha vida, ali percebi que o que fazemos pode mudar a vida ou o momento de um ser humano através da música, do encontro, de um abraço, da arte no geral”, descreve o produtor que acredita que o sucesso pode ser em razão da festa ser feita de sentimentos sinceros. “A Festa Black é isso, promovemos encontros e emoções, o restante é por conta do público, que exprime sua poesia mais sincera no movimento de dançar e embalar com as músicas executadas pelos deejays”, completa Robson.
E pensando em novos desafios para continuarem escrevendo essa historia, no próximo dia 20 (sábado) os produtores já está confirmaram a próxima edição da Festa Black, que irá celebrar o Rap Nacional, uma noite especial repleta de clássicos e novos sons para embalar o público que promete lotar a pista de dança. Deejays já conhecidos do público da Festa, Dj Dough, Dj Mancha e Dj Leopac, serão responsáveis por manter a tradição da Festa Black na melhor seleção de músicas que vão marcar essa edição.
“Escolhemos esse tema por setembro marcar o aniversário do gênero Rap Nacional, e é muito importante enaltecermos nossas culturas e artistas do nosso país, principalmente artistas que dialogam com a nossa identidade, isso é identificação e nos transforma por onde passamos. Podemos estar e sentir mais o que o nosso público passa e como eles se expressam na pista”, descreve Dj Leopac, que ressalta que tocar na festa é seu momento de conexão profunda de cultura ancestral. “Me sinto realizado quando sinto isso, é minha conexão com a música preta e o público”, completa o DJ e manda avisar: “Em setembro serão as minas no comando, uma edição especial para celebrar toda a potência das deejays mulheres e pretas”.
Ingressos antecipados online (link do Sympla na bio do Instagram da Festa – @festablacklab3, e na loja Dogy (Rua Assis Figueiredo, centro, dentro da galeria do Bretas).