De 18 a 23 de janeiro, Poços de Caldas-MG marcou a agenda cultural brasileira, com a realização do 22º Festival Música nas Montanhas (FMM) em edição totalmente online. Oferecendo uma programação de seminários e concertos, o evento bateu recordes de inscrições em relação ao ano passado e comemora sua realização em formato digital primando pela solidez de suas propostas artística e de formação acadêmica, que são marcas do encontro há mais de duas décadas. Os concertos dividiram-se em duas séries, sendo uma dedicada à música de câmara, com gravações no Instituto Moreira Salles (IMS), e outra com a proposta de apresentar grandes obras, em gravações realizadas no Theatro do Palace Casino. Para encerrar com chave de ouro esta edição, a agenda apresenta a Orquestra Versatilis e o consagrado pianista e compositor, André Mehmari, sob regência do maestro Jean Reis. O concerto, bem como a programação e links de acesso a todos os espetáculos desta edição, estão disponíveis no site do Festival www.festivalmusicanasmontanhas.com.br
O sítio direciona ao canal oficial do evento no YouTube, que também pode ser acessado pelo https://www.youtube.com/channel/UC-nfXXrhQmLFvlcQRcl74aA
Promoção da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e produção da PiuMosso, o Festival Música nas Montanhas é enquadrado na Lei Federal de Incentivo à Cultura e na Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio Curimbaba.
Sob direção artística do maestro Jean Reis, o FMM apresentou nove seminários e cinco concertos, ampliando a oportunidade para que pessoas de todo o país e também do exterior participem desta edição. De acordo com a diretora administrativa, Raquel Mantovani, os seminários ultrapassaram o número de inscrições do ano passado.
“Acreditamos que este seja um indicativo de que todos os esforços para essa realização estão sendo recompensados. Toda a preparação dos concertos e o processo de captação deles foram pensados para propiciar espetáculos de exímia qualidade ao nosso público. Assim, de Poços de Caldas para o mundo, apresentamos nossa edição online já comemorando a adesão de público, artistas e alunos”, disse.
Considerado um dos mais expressivos eventos do gênero no país, o Música nas Montanhas tem sido evidenciado pela mídia especializada, que demonstra sua relevância e potencial transformador, dada a vasta agenda gratuita e ideais de descentralização.
CONFIRA O PROGRAMA DE ENCERRAMENTO DO 22º FMM
Orquestra Versatilis & André Mehmari, sob regência do maestro Jean Reis
OTTORINO RESPIGUI – Antiche danze et arie per liuto, Suite No.3
1. Anonymous: Italiana. Andantino
2. Jean-Baptiste Besard: Arie di corte. Andante cantabile
3. Anonymous: Siciliana. Andantino
4. Lodovico Roncalli: Passacaglia. Maestoso – Vivace
GIACOMO PUCCINI
Crisantemi
ANDRÉ MEHMARI
Um ano nasce
Shostakovichiana
1. Prelúdio
2. Fuga V
3. Sarabande Russe
4. DSCHoro
Valsa Brasileira
Cheio de Dedos