Começa nesta quarta-feira, 27, o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços Virtual. O evento, que ocorre ao longo de cinco dias, traz cerca de 120 convidados que integram uma agenda cultural intensa. Além de evidenciar a obra e presença de alguns dos mais importantes nomes da literatura contemporânea, a iniciativa promove 60 mesas de debates que trazem temas diversos e atividades educacionais, voltadas às escolas de Poços de Caldas.
O acesso à programação, que vai até o dia 1º de maio, é gratuito e aberto ao público de todas as partes do Brasil e do exterior mediante inscrição, através de plataforma de streaming exclusiva e disponível pelo www.flipocos.com
A agenda do primeiro dia do Festival tem início pela manhã e segue até a noite, oferecendo várias opções aos amantes da literatura, com destaque ao Ciclo Território Literário Sul-Mineiro e ao lançamento, ao vivo, de obra da Monja Coen, com participação do público, em formato híbrido.
O Festival Literário Internacional de Poços de Caldas conta com o Patrocínio da Alcoa através da Lei de Incentivo à Cultura e é uma realização da GSC Eventos Especiais, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo. Patrocínio especial das editoras Record, Sextante, Rocco, Oficina Raquel, Planeta, Kindle KDP, Martins Fontes, Edições Sesc São Paulo, Rota Imaginária, Colli Books, Madrepérola e Piraporiando. Apoio Cultural da Tassi, União Literária de Minas Gerais e Comitê Poços Literária. Realização da GSC Eventos Especiais.
AGENDA FLIPOÇOS 27/04
SALA MINAS
– 10h às 11h – Mesa “Alimentação Saudável” uma conversa franca, mas leve entre as escritoras Sophie Deram (autora dos livros Os 7 pilares da saúde alimentar e do O peso das dietas) e Daiana Garbin (autora dos livros Fazendo as pazes com o corpo e A vida perfeita não existe). Oferecimento Editora Sextante.
– 14h às 15h – Mesa Frini News: Novidades da Editora Arqueiro com Frini Georgakopoulos e Fernando Mercadante. O podcast oficial da Arqueiro com todas as novidades sobre lançamentos, autores, curiosidades e muito mais. Oferecimento Editora Arqueiro.
– 16h às 17h – CICLO TERRITÓRIO LITERÁRIO SUL-MINEIRO – Mesa “Revista Eléctrica: a centenária revista Modernista (Itanhandu, Sul de Minas) com Christiane Ferreira, Celso Maduro, Roseli Querino e Cristina Motta. Mediador Renato Carneiro. Oferecimento Polígono Sul Mineiro do Livro.
– 18h às 19h – Mesa “Monumento para a mulher desconhecida” com Renata Corrêa e Ana Lima. O livro é uma viagem, ao mesmo tempo pessoal e abrangente pela experiência feminina no século XXI. Saúde mental, relacionamentos, aborto, machismo… nada aqui é tabu. Oferecimento Editora Rocco.
– 20h às 21h – Encontro com a Monja Coen sobre seu mais novo livro “Da negação ao despertar: Ensinamentos da Monja”. Mediação Gisele Ferreira. Evento híbrido (com plateia) no Theatro do Palace Casino. Venda do livro no local. Apoio da Livraria Livruz de Poços de Caldas. Reserva de ingresso gratuito e antecipado mediante a doação de um livro. Informações na GSC Eventos, pelo 35 3697- 1551 ou com Helena pelo coordenacao@gsceventos.com.br
SALA GERAIS
ATIVIDADE INFANTIL
10h às 11h – Exibição das Peças “As duas bonecas azuis”. O espetáculo infantil, produzido a partir do livro homônimo de Janine Rodrigues, conta a história de Labele, uma menina muito esperta, criativa e desconfiada. Quando ela decide enfrentar os seus medos e investigar o mistério da casa de palha da Rua Cem, a mocinha descobre a importância de olhar de novo. Oferecimento Piraporeando.
IDEAL PARA EDUCADORES, PAIS E RESPONSÁVEIS
14h às 15h – Mesa “Lendo com os pequeninos – Literatura para a primeira infância” com Lulu Limas, Amma, Talula Oliveira e Caroline Cavalcanti. A literatura para a primeira infância, dedicada a crianças de 01 a 04 anos, está sob os holofotes. Cada vez mais tem se discutido a necessidade de oferecer leituras de qualidade para os pequenos, que desafiem a inteligência, tragam uma ilustração primorosa e contribuam para a construção de um repertório cultural. Para contribuir com a beleza da literatura da infância, a Editora Caramiolas fala de dois lançamentos que têm sido bastante recomendados por professores e críticos literários: os livros Será? e Brincatopeia. Oferecimento Editora Caramiolas.
IDEAL PARA EDUCADORES, PAIS E RESPONSÁVEIS
16h às 17h – Mesa “Literatura infantil – como lidar com temas difíceis” com Isa Colli, Arli Pedrosa e Chico Neves. Uma conversa para lá de importante nesses tempos onde a fala e a escuta precisam de espaço e reflexão. Mediação Isabele Benito. Ideal para educadores, professores e responsáveis. Oferecimento Editora Colli Books.
18h às 19h – Mesa “A pandemia como lugar para a escrita” com Maria Dolores, Cris Cortês e Elisângela Fialho. Apresentação do livro A lua no terreiro.