Empresa que venceu licitação faliu e produto não foi entregue
O Sindicato dos Servidores Públicos de Poços – Sindserv, oficiou a administração municipal mais uma vez sobre a falta de entrega de protetor solar aos trabalhadores que atuam expostos ao sol. Outro ofício, enviado em novembro de 2021, já havia notificado a prefeitura. Contudo, nada foi resolvido até o momento.
A presidente do Sindicato, Marieta Carneiro, relata que estes profissionais já estão sem receber o protetor há tempos. É o caso dos servidores que trabalham em piscinas ou vias públicas, na varrição de ruas, limpeza urbana, e demais funções.
Marieta explica que essa situação se arrasta desde outubro de 2021 e lembra que o Sindserv vem tentando uma intervenção junto ao setor de Segurança do Trabalho, contudo, sem sucesso.
“Eles nos alegaram que a empresa responsável pelo fornecimento desse protetor faliu e não cumpriu com a entrega do produto licitado. Então, desde esse período, os servidores estão sem receber essa proteção, que consideramos fundamental para evitar doenças de exposição ao sol, caracterizando doença laboral”, observa.
Enquanto isso, o servidor que quiser se proteger de doenças de pele causadas pela radiação solar durante o serviço tem que arcar com os custos. O Sindserv já comunicou a administração e agora oficiou também a Câmara Municipal para que os vereadores possam se posicionar sobre o assunto, uma vez que envolve não só a saúde dos servidores, mas também uma licitação pública.