A Santa Casa de Poços de Caldas completou no último sábado, 19 de fevereiro, 118 anos de fundação e marca mais um capítulo de uma bela história de cuidado com a comunidade. Além do aniversário de 118 anos comemorado neste sábado, este ano de 2022 é muito especial, já que no dia 20 de maio o atual prédio da Irmandade, localizado na Praça Francisco Escobar S/N, completa 60 anos.
Para comemorar a data, na sexta-feira, 18, foi feita uma pequena cerimônia no hall de entrada do Hospital onde, além de anunciar o lançamento do novo site, que já está no ar no endereço www.santacasapc.com.br, foram apresentados o novo diretor técnico, Dr. André Reis e o novo diretor clínico, Dr. Daniel Incrocci.
O evento contou com a presença do superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá. da provedora do Hospital, Célia Maria de Souza; do prefeito municipal, Sérgio Azevedo; do vice-prefeito Júlio César Freitas; da secretária adjunta de Saúde, Rosilene de Oliveira Faria, que representou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi; da secretária de Administração, Ana Alice de Souza; do vereador Flávio Togni Lima e Silva, representando a Câmara municipal e de Patrícia Zangiacomi, representando os membros da Irmandade.
O superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá, destaca que a Santa Casa é uma entidade secular, que vem prestando serviço à população há muitos anos, mas que precisa se modernizar. “Nesses 118 anos da Santa Casa, o Hospital passa por um momento onde estamos fazendo um trabalho muito forte de modernização de gestão, de modernização de tecnologia, de modernização de nossa infra-estrutura e cabendo cada vez mais à Santa casa ser integrada à população. Então isso é um trabalho árduo para poder trazer cada vez mais benefício à população que precisa da Santa Casa”, diz Ricardo Sá.
Novos diretores
A cerimônia sexta marcou a posse oficial do novo diretor clínico, Dr. Daniel Incrocci e o novo diretor técnico, Dr. André Reis, que falou um pouco do grande desafio que é assumir um cargo tão importante dentro da Santa Casa de Poços.
“Vai ser um trabalho exaustivo, um trabalho cheio de obstáculos que nós vamos ter que transpor. A adequação da assistência médica, da assistência técnica, principalmente relacionada ao Sistema Único de Saúde, não é fácil. Nós nos deparamos com dificuldades financeiras, com dificuldades técnicas, por vezes com mão de obra escassa. Mas, com tudo isso, nós vamos dar seguimento nessa honrosa missão da instituição, que é a filantropia, que é a benevolência e servir a população que mais precisa”, explicou o Dr. André Reis.
Importância regional
O prefeito Sérgio Azevedo destacou a importância que a Santa Casa tem, tanto para o município quanto para toda a região. “Nós temos que comemorar muito o fato de termos na nossa cidade uma instituição como a Santa Casa, que presta um serviço fundamental, que pode ser bem visto nesses dois anos de pandemia. Nós vemos a Santa Casa cada vez se modernizando mais, prestando serviços que são prestados em capitais. Então, deixo aqui meus parabéns e desejo sucesso ao Dr. Daniel e o Dr. André, que assumem a direção clínica e a direção técnica, sempre reafirmando a parceria com o município de Poços de Caldas, que sempre está disposto a ajudar no que for possível, no que estiver ao nosso alcance, para que a Santa Casa cresça cada vez mais”, diz o prefeito Sérgio.
História
Fundado em fevereiro de 1904, o Hospital da Santa Casa de Poços de Caldas tem sua história entrelaçada com a solidariedade e o desejo de oferecer à comunidade um espaço adequado para atendimento. No início, esta vontade se manifestou através de um grupo benemérito que desejava instalar na cidade um local destinado ao atendimento dos doentes mais pobres, pessoas que não tinham condições de se deslocar para outras cidades, em busca de tratamento.
O primeiro local a abrigar a Santa Casa foi obtido através de doação feita por Dona Maria do Rosário das Dores. Ela repassou para a comunidade uma casa situada na Rua Marquês de Paraná, esquina da Rua Direita – hoje Rua Assis Figueiredo esquina com a Paraíba – para viabilizar a instalação do hospital.
O tempo passou e com ele a necessidade de ampliar a estrutura em que o então hospital funcionava. Na década de 30, autoridades da época, adquiriram um terreno na Rua XV de Novembro, região central de Poços de Caldas, onde foi construído um prédio maior, de acordo com os padrões da época, com mais leitos e instalação de uma maternidade.
Em 1945, foi iniciada uma grande campanha em toda a cidade para a construção definitiva de um local que pudesse abrigar o hospital que, naquela época, já se tornava referência para inúmeros pacientes da região.
No dia 20 de maio de 1962, com o apoio de autoridades e o trabalho de inúmeras pessoas que abraçaram a causa, o Hospital da Santa Casa passou a funcionar no local onde permanece até hoje, sendo incluído na lista de imóveis que integram o patrimônio Histórico de Poços de Caldas.
A história fundamenta a missão da Santa Casa, a de prestar assistência médica aos pacientes da cidade e também da região, nos mais diversos níveis de complexidade. O trabalho segue norteado pela ética, responsabilidade social, cooperação, humanização e persistência.