A prefeitura de Poços de Caldas realizou na última sexta-feira, 15, uma licitação que definiu a destinação final dos resíduos sólidos urbanos e rurais coletados na cidade, bem como o transporte até este local.
A questão do lixo no município é um problema que se arrasta há pelo menos 15 anos. O aterro controlado local já não comporta mais o lixo produzido na cidade. A Prefeitura vinha buscando alternativas para solucionar o problema atendendo determinação do Ministério Público. Com esta licitação, a empresa vencedora fará o transporte de todo o volume produzido para um aterro em outro município, prática já executada em outras cidades.
Três empresas participaram da licitação, sendo a Seleta (Sociedade Empresarial de Coleta e Tratamento de Resíduos Ltda.), de Ribeirão Preto (SP), declarada a vencedora por apresentar o menor preço, R$159,50 por tonelada.
As empresas participantes ainda têm três dias úteis para protocolarem recursos e outros três dias para contrarrazões. Pela proposta vencedora, o lixo coletado em Poços deverá ser depositado em uma estação de transbordo, que fica na zona rural, e a empresa vencedora da licitação transportará o lixo até o aterro licenciado, localizado em Casa Branca (SP). O local do transbordo já está licenciado pelos órgãos ambientais, e receberá obras estruturais para dar início ao serviço.