Foi anunciado na manhã desta segunda-feira, 6, o prazo para o término do serviço de tração animal oferecido pelas charretes em Poços de Caldas. Por meio do projeto, já em desenvolvimento, “Poços + Inteligente”, a prefeitura em parceria com a DME, PUC Minas Poços de Caldas e IF Sul de Minas irá viabilizar carruagens elétricas para substituir as charretes.
Estudos têm sido realizados ao longo dos anos pela administração, para que uma solução pudesse ser apresentada no município e a partir de agora, efetivamente o projeto começa a ser desenvolvido dentro desta parceria.
“Até o dia 4 de outubro de 2022 todas as charretes de tração animal não poderão mais operar no município. A data é inclusive uma alusão ao “Dia de São Francisco de Assis”, padroeiro dos animais. Será um projeto bastante ambicioso com carruagens elétricas e que têm vários objetivos: Mobilidade Elétrica, Turismo, proteção aos animais e também a valorização ao contexto histórico da cidade, referenciando a vinda de Dom Pedro II a Poços no final do Século XIX, em um período onde carruagens eram utilizadas. É uma demanda muito importante que chega até nós há décadas, principalmente pelo poder legislativo com inúmeras indicações por parte de vereadores, além de pedidos por parte de comerciantes e da população em geral. Agora temos a solução para que ninguém será prejudicado e o foco principal mantido, para que a cidade saia ganhando”, aponta o prefeito Sérgio Azevedo.
Será também uma forma de ampliação junto ao projeto “Poços + Inteligente” que recentemente inaugurou o primeiro eletroposto de recarga rápida de Minas Gerais e os investimentos poderão ser viabilizados dentro dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica (P&D) estabelecidos pela ANEEL. “O projeto é muito interessante e temos tido um retorno excelente. Essa demanda por parte do prefeito chegou até nós do DME e iniciamos nossas pesquisas já que será um modelo totalmente novo. Muitas empresas abraçaram a ideia inovadora, que basicamente será um carro elétrico em formato de carruagem, com toda a segurança e glamour”, aponta o Gerente de Laboratório e P&D da DME Distribuição, Anderson Muniz.
A partir de agora, as reuniões técnicas serão desenvolvidas entre as instituições parceiras. Um dos integrantes do projeto, junto a PUC Minas Poços de Caldas, professor Fabiano Teixeira, comenta o ineditismo e desenvolvimento da proposta. “Será o primeiro projeto com carruagens elétricas a ser reproduzido em série no Brasil. É uma preocupação muito grande que temos, para que as carruagens sejam produzidas de uma forma que exista fácil manutenção e reposição, com peças que possam ser encontradas com facilidade no mercado local. E a ideia é que toda a infraestrutura seja da própria cidade, inclusive com o recarregamento dos veículos nos eletropostos disponíveis.”
Com as carruagens, os passeios serão um novo atrativo não apenas para visitantes, mas também aos próprios poços-caldenses que poderão conhecer este novo meio de transporte com cunho turístico da cidade.
O presidente da Câmara de vereadores de Poços de Caldas, Marcelo Heitor também comentou sobre o anúncio. “Parabenizo o prefeito juntamente a todos os envolvidos com esta decisão, pois é uma demanda muito grande que toda a cidade busca há muito tempo. É fundamental que tenhamos o desenvolvimento tecnológico para a evolução da cidade. Estamos muito felizes e como sempre a Câmara se coloca à disposição do executivo.”
O desenvolvimento do projeto segue a partir de agora, para definição dos próximos passos.
“É um projeto totalmente independente e realizado por parte do município. Será inclusive patenteado até devido ao pioneirismo da ação. Seremos provavelmente a primeira cidade do Brasil a implantar uma iniciativa como esta, com várias carruagens elétricas e com inúmeros benefícios. Será um ‘ganha-ganha’, em que buscaremos meios para uma atividade sustentável e os próprios charreteiros, que hoje operam no município, terão prioridade a assumir essas carruagens e receberão capacitação para o novo modelo. Vamos resgatar o contexto histórico local como mais um presente aos 150 anos de Poços, comemorado em 6 de novembro de 2022”, reforça o prefeito Sérgio.
Comenda Dom Pedro II
Também na oportunidade, o prefeito Sérgio Azevedo anunciou o lançamento da “Comenda Dom Pedro II”. Será uma honraria oferecida a partir dos 150 anos de Poços de Caldas, e com objetivo de ser fixada em todos os aniversários do município, em 6 de novembro. A comenda será entregue a importantes personalidades da cidade e que fazem parte da história local, desde o desenvolvimento do município até os dias atuais.
“Será uma forma de homenagear pessoas que são fundamentais para Poços de Caldas ter se tornado o que é hoje, em seus 150 anos de história. Uma honraria a ilustres personalidades do município todo o dia 6 de novembro, e em 2022 de forma ainda mais especial com um marco histórico ao município,” finaliza o prefeito.
Também participaram na oportunidade os vereadores Kleber Silva; Douglas Souza; Flávio Lima e Silva; Wellington Guimarães; Pastor Roberto Santos; Silvio Rogério; Regina Cioffi da atual legislatura; secretários municipais; demais representantes das instituições envolvidas no “Poços + Inteligente”.