Foi realizada nos dias 9 e 10 de novembro no hospital da Santa Casa a primeira Blitz de Cuidados Paliativos. Comandada pela enfermeira Franciele Diniz Tibúrcio e pela psicóloga Mariane do Nascimento Souza, a Blitz teve como objetivo informar e esclarecer aos colaboradores a respeito dos princípios básicos dessa modalidade de cuidado, uma vez que o tema ainda gera muitos questionamentos.
“O intuito da blitz foi desmistificar alguns conceitos em relação aos cuidados paliativos. As pessoas muitas vezes demonstram certo receio em relação à prática. Associam a algo negativo, ou ao fim da vida. E os cuidados paliativos vão muito além disso” afirma a enfermeira Franciele.
“O nosso objetivo é a promoção da qualidade de vida, e à dignidade humana, principalmente em um momento tão desafiador. Com foco nas necessidades do paciente como um todo, e não somente na sua doença. Ao admitir um paciente, o acolhemos em sua totalidade, ou seja, focamos em controle de sintomas, principalmente dor, questões psicológicas, sociais, e até mesmo espirituais. É um trabalho desafiador, e ao mesmo tempo muito gratificante”, completa a psicóloga Mariane.
Houve uma boa adesão por parte de quem passava pelo local, tanto pelos colaboradores do hospital que se interessavam em tirar dúvidas e saber mais sobre o tema, quanto de acompanhantes que circulavam por ali. Foi um momento de troca de ideias, conceitos e experiências.
“Enquanto equipe, agradecemos a participação e colaboração de todos. Esperamos que tenha sido possível promover uma reflexão sobre a nossa atuação, e reforçamos que estaremos sempre disponíveis para acolher e esclarecer dúvidas e questionamentos. Nosso objetivo é que o hospital, como um todo, se integre aos cuidados”, finaliza a psicóloga.
Durante a Blitz aconteceu também um sorteio entre os participantes e a ganhadora do brinde de uma cesta de Natal foi a enfermeira Bianca Vidal.
A Equipe de Cuidados Paliativos do hospital, conta com um suporte multiprofissional capacitado, composto pelas médicas Ana Beatriz Fonseca, Mariana de Oliveira Ferreira, os enfermeiros Guilherme Tavares de Oliveira e Franciele Diniz Tiburcio e a psicóloga Mariane do Nascimento Souza.