sexta-feira, setembro 20, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioCulturaNego Moura representa Poços de Caldas no 1º Encontro Estadual da Afromineiridade...

Nego Moura representa Poços de Caldas no 1º Encontro Estadual da Afromineiridade no Palácio das Artes, em BH

O mais importante templo das artes do estado de Minas Gerais, o Palácio das Artes, em Belo Horizonte, será o palco do 1º Encontro Estadual da Afromineiridade, que acontece no próximo sábado (30), das 19h às 22h. E coube ao artista Nego Moura, representante de Poços de Caldas, a ilustre missão de abrir o evento, que visa proporcionar a grupos culturais de raízes afro existentes no interior de Minas Gerais a experiência de se apresentarem no palco do Grande Teatro Palácio das Artes.

Nego Moura é o nome artístico do músico e compositor mineiro Allisson Vieira, que expressa através de sua música a alma brasileira em um ritmo vibrante, sem rótulos. Ele foi pessoalmente convidado pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, para abrir o evento.

No mês de setembro, o secretário cumpriu agenda oficial em Poços de Caldas, para a apresentação dos programas Descentra Cultura e Reviva Turismo, dentro do projeto “Secult no Município”. Na oportunidade, ele visitou, entre outros pontos de cultura e turismo, o Espaço Arte Ziriguidum, da artista plástica Dalmoni Lydijusse, onde pôde conhecer também o trabalho de Nego Moura, que se apresentava no local, com o lançamento da música “Pra sorte do branco”, uma homenagem ao povo negro e sua luta para a construção de uma sociedade mais justa e antirracista. “Vamos fazer o 1º Encontro da Afromineiridade no Palácio das Artes, é a primeira vez que a afromineiridade vai para o Palácio das Artes e gostaria de convidá-lo para abrir esse grande evento”, destacou, na ocasião, o secretário Leônidas Oliveira.

Para o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, a apresentação marca o início de uma parceria profícua que visa levar a riqueza da arte e da cultura de Poços de Caldas para a capital mineira. “Ficamos honrados com a visita e com o convite do secretário Leônidas Oliveira e estamos ansiosos pelas novas possibilidades que virão dessa parceria”, pontua. A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apoia a iniciativa com o transporte e a alimentação do grupo na capital mineira.

Expectativa
Antes do evento, Nego Moura participa também do programa “Em boa companhia”, com Pedro Vieira, na Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (29), às 9h, pelo inconfidencia.com.br.

“Não só pra mim, mas para toda a equipe, a expectativa é muito positiva. Ocupar um espaço tão elitizado quanto o Palácio das Artes, levando um trabalho autoral, tendo sido convidado pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo para fazer essa apresentação, é muito importante pra gente. Estamos muito felizes e honrados”, destaca Nego Moura.

Construindo sua carreira há mais de 20 anos pelas estradas de Minas, Nego Moura inicia em 2021 o processo de composição e gravação do seu novo álbum “Camará”, um tributo ao povo negro, sua ancestralidade, suas lutas e sua história. Além de Nego Moura, também participarão do evento duas convidadas que fazem parte do videoclipe da música “Pra sorte do branco”, a professora e pesquisadora Maria José de Souza, a Tita; e Maria Augusta Clementino, conhecida pelas batidas de seu atabaque, participante do Movimento Negro de Poços de Caldas e integrante da Câmara Setorial de Cultura Popular do Conselho Municipal de Política Cultural. A professora Tita participa também de uma roda de conversa na capital mineira, na tarde do próximo sábado (30).

A ideia do encontro é promover a valorização e a visibilidade das culturas afro-mineiras, estimulando a união entre os segmentos das Culturas Afro de Minas Gerais e levar os conhecimentos tradicionais para mais pessoas, estimulando o debate. “Uma das coisas mais importantes é ter a oportunidade de falar para as pessoas que nos inspiraram a fazer o álbum, que são os mestres da Cultura Popular, mestres de Capoeira, da Congada, das religiões de matrizes africanas. Não poderia ser melhor porque as nossas músicas têm essa temática e essa narrativa de apoio às lutas antirracistas”, ressalta Nego Moura. Acompanham Nego Moura & os Catioros em Belo Horizonte Breno Oliani (baixo), Guilherme Dias (guitarra), Giuliano D’Onofrio (percussão), João Paulo – Fubá (beats e voz) e Lagunaz (guitarra), produção executiva de Chiara Carvalho e Pri Rennó e técnico Milton Leite.

O encontro
Com o objetivo de proporcionar a grupos culturais de raízes afro existentes no interior do estado a experiência de se apresentarem no palco do Grande Teatro Palácio das Artes, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com o apoio da Fundação Clóvis Salgado e do Conselho Estadual de Política Cultural, realiza o 1º Encontro Estadual da Afromineiridade. O acesso é gratuito e os ingressos podem ser retirados a partir de uma hora antes do início do encontro, na Bilheteria do Palácio das Artes.

Serão feitas apresentações artísticas de Grupos de Congado, Capoeira, Terreiros, Samba, Batuque e Hip Hop, entre outros. O evento integra as ações do Plano Descentra Cultura Minas Gerais, da Secult, que tem o objetivo de municipalizar e democratizar o acesso aos bens e serviços da Cultura, com base nas diretrizes estabelecidas no Plano Estadual de Cultura, valorizando artistas, trabalhadores e trabalhadoras da Cultura, estimulando a geração de emprego e renda, com atenção especial à cultura popular e tradicional do estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes