A Santa Casa de Poços foi contemplada entre uma das 204 unidades de terapia intensiva (UTIs) de todo o Brasil para implementar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que, em parceria com o Ministério da Saúde, promete dar suporte técnico e metodológico às Instituições através da qualificação do cuidado com o paciente e o aprimoramento da segurança deste.
O Dr. Jean Bryally Peres, arquiteto da equipe nuclear do projeto Saúde em Nossas Mãos, vinculado ao Proadi-SUS, explica um pouco sobre este novo projeto que está sendo implementado na Santa Casa.
“O Proadi-SUS, em parceria com os principais hospitais do país, está sendo realizado em diversas instituições de saúde do Brasil inteiro e, a Santa Casa foi uma das contempladas entre os 204 hospitais que entraram neste projeto. Ele visa principalmente a diminuição de infecções hospitalares, principalmente aquelas do trato urinário, de corrente sanguínea e pneumonia associada à ventilação mecânica, e o setor que estamos colocando em prática este projeto é, inicialmente, o CTI Adulto”, conta o médico.
O Dr. Jean relata também as metas previstas para os dois anos em que o programa estará funcionando na Irmandade.
“A Santa Casa está fazendo uma parceria com a Hcor de São Paulo e a nossa meta é, em 2 anos, reduzir em 30% cada uma das infecções. Nós temos as estatísticas dos anos anteriores que usaremos para comparar e ver se obtivemos os resultados esperados. Esta redução nos índices de infecções vai contribuir na diminuição da mortalidade, dias de internação do paciente, irá prevenir diversas possíveis doenças nos pacientes, além de reduzir custos que poderão ser revertidos em outras áreas, como na compra de medicamentos mais caros para investirmos em tratamentos mais modernos. Com apenas dois meses de funcionamento do programa, já vimos uma grande diferença. Houve um salto positivo e todos da nossa equipe estão empenhados”, finaliza.