Em amistoso festivo na tarde deste sábado (16), no Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira, os Veteranos da Caldense enfrentaram o Cruzeiro Master. A partida terminou empatada em 2 a 2. Diego Clementino abriu o marcador para a Raposa, Fábio Paulista e Claudinho fizeram o vira-vira para o Verdão e no último lance Ceará empatou de pênalti. O evento marcou o retorno do público ao Ronaldão em atividades da Caldense.
Cerca de mil pessoas marcaram presença e seguiram à risca os protocolos de distanciamento, uso de máscara e álcool em gel. Nas partidas preliminares, o Inconfidentes FC bateu o Grêmio FC por 1 a 0 e a Caldense Master 50 venceu o Society Caldense 50 por 2 a 1 (gols de Carlinhos e Marquinhos; Gilson).
No jogo principal, a Veterana iniciou o confronto com Rafael, Claudinho, Paulista, Fábio Paulista, Canhoto, Silvinho, Souza, Tiago Granato, Marcus Vinicius, Flavinho e Vagão. Já a equipe celeste mandou a campo Glaysson, Robson, Felipe, Samuel, Leandro, Claiton, Leandro Ferreira, Dudu Pitbull, Ceará, Diego Clementino e Luis Gustavo. A equipe de arbitragem contou com a presença de Cléber Wellington Abade, que fez parte do quadro de árbitros da CBF entre 1999 e 2011.
A partida foi muito parelha. As duas equipes tiveram boas chances de gol e o clima foi de disputa sadia. O Cruzeiro abriu o placar no primeiro tempo com Diego Clementino, que saiu na cara do gol e tocou na saída do goleiro. Por curiosidade Clementino vinha atuando pelo futebol profissional até poucos meses, pelo Unaí EC e em 2017 havia defendido a Veterana no Campeonato Mineiro.
Na etapa complementar, a Caldense teve mais chances ofensivas e estava próxima de igualar o marcador. Wellington Simião, que havia entrado na equipe, recebeu bola açucarada na pequena área, mas na hora do chute foi derrubado pelo goleiro Glaysson, também ex-Caldense. A arbitragem marcou pênalti. Na cobrança o capitão Fábio Paulista mandou no cantinho, mas Glaysson defendeu.
O time alviverde foi para cima em busca do empate, inclusive houve uma bola na trave para cada lado. No final, nova penalidade para o Verdão. Fábio Paulista foi novamente para a cobrança, mudou o canto e dessa vez marcou. Nos acréscimos, Claudinho aproveitou sobra, arriscou do meio da rua e fez um golaço para a Veterana.
Em seguida a equipe alviverde ainda acertou uma bola no travessão. Mas quando tudo parecia definido, já no último lance, a arbitragem assinalou pênalti para os visitantes. Ceará cobrou e empatou o jogo. Final: Veteranos da Caldense 2 x 2 Cruzeiro Master.
De volta ao álbum de figurinhas
Desde 1979 a Caldense não marcava presença em um álbum de figurinhas. Na ocasião a equipe alviverde havia sido retratada na coleção “Futebol Cards” do chiclete Ping Pong, devido à sua participação no Brasileirão de 79. Agora a Veterana é uma das equipe do álbum “O Melhor dos Clubes da D 2021”, primeiro álbum envolvendo times da quarta divisão do futebol brasileiro.
São 347 figurinhas no total, das quais 15 da Caldense, sendo o escudo, técnico e 13 jogadores. A relação de atletas foi definida baseada na escalação da equipe utilizada na primeira rodada da competição, quando o Verdão venceu o Rio Branco-ES fora de casa por 2 a 1. O álbum estava em produção desde então e só agora foi finalizado. Foram produzidos apenas 300 exemplares, destinados a colecionadores pontuais espalhados pelo Brasil e para os clubes retratados. O material não será comercializado.
O álbum foi idealizado pelo colecionador Jodson Júnior, residente na região metropolitana de João Pessoa-PB, em uma parceria entre a editora Innova e o grupo Esporte & Coleções. Das 64 equipes da Série D, 18 estão no colecionável. São elas: Caldense-MG, Galvez-AC, Penarol-AM, Rio Branco-PR, Nova Mutum-MT, 4 de Julho-PI, Castanhal-PA, Caxias-RS, Goianésia-GO, Juventus-SC, Atlético-CE, Bahia de Feira-BA, Campinense-PB, Alagoinhas-BA, Juazeirense-BA, Águia Negra-MS, Retrô-PE e Esportivo-RS.