Para participar desta edição, seis alunos do Campus escolheram, entre dezenas de opções disponíveis, o desafio You Are My Sunshine, que mobilizou 241 equipes ao redor do planeta. A proposta consistia no desenvolvimento de um aplicativo capaz de levar ao público informações sobre fontes de energia renováveis que constam em bases da NASA, mas nem sempre se apresentam de forma acessível.
Formou-se então, no Campus, o time Solar Power, que desenvolveu o app Find My Sun. Por meio de um mapa de calor, ele indica as melhores localizações para instalação de placas fotovoltaicas, usadas na geração de energia solar. Outra funcionalidade é a previsão de custos e retornos financeiros de cada projeto.
A equipe Solar Power é composta pelos alunos Anderson Muniz, Caio Cesar Pan Lopes de Barros, Gabriel Ferrari de Oliveira, Isabela Silva Madeira, Isadora Zappa de Carli Meireles Rabello e Lucas Fernandes Cruz. Eles integram os corpos discentes de quatro cursos da PUC Minas Poços de Caldas: Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais.
Os trabalhos desenvolvidos no NASA Space Apps Challenge 2021 serão agora julgados por especialistas da NASA e de agências parceiras. Até dezembro, os vencedores deverão ser eleitos, conforme previsto no guia de avaliação e premiação. Confira mais informações sobre o projeto desenvolvido pelos acadêmicos da PUC Minas Poços de Caldas no site oficial do Desafio NASA. Veja o vídeo de apresentação do app no YouTube.