Médicos do sistema de saúde de Poços de Caldas participaram na tarde de quinta-feira (26) de uma capacitação sobre Prontuário Eletrônico do Cidadão – PEC, utilizados desde o ano passado nas unidades de saúde do município.
De acordo com a Diretora dos Programas de Saúde, Elaine Cristina de Souza, o Prontuário Eletrônico já vem sendo utilizado, mas a capacitação será essencial para o uso mais efetivo do sistema. “Os médicos já registram as informações, mas achamos interessante uma capacitação para melhorar a utilização do prontuário nas unidades de saúde. Assim, quando o médico registra a informação, fica constando no histórico do paciente.”
A capacitação foi ministrada pela médica, Dianna de Oliveira Tricolli e pela enfermeira, Lilian do Nascimento Silva Lima.
“Acredito que foi um momento importante, pois tivemos uma troca de experiências no sentido de melhorarmos nossos indicadores. Foi um primeiro momento e acho que conseguimos dar um start para que todos comecem a se familiarizar mais com a análise de dados”, destacou a enfermeira, Lilian do Nascimento Silva Lima.
A formação vem sendo direcionada a todos os profissionais que atuam na Atenção Básica, visando a melhora dos indicadores e qualidade da informação.
A médica, Dianna de Oliveira Tricolli destaca como a utilização do PEC ajudará no desenvolvimento de ações direcionadas, atendendo as demandas de cada unidade. “A capacitação realizada pela SMS é de grande importância para adequação do processo de trabalho. A utilização correta do E-SUS Pec proporciona à equipe de saúde e gestão análise dos dados epidemiológicos de cada unidade, o que proporciona o desenvolvimento de políticas de saúde direcionada a cada perfil da comunidade assistida.”
O PEC
O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software, onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde. O PEC disponibilizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, é capaz de otimizar o fluxo de atendimento das UBS, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas Equipes de Atenção Básica.
A informatização desses processos nas UBS pode trazer benefícios importantes como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da AB para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações. Ou seja, a implantação do prontuário eletrônico traz benefícios, ao mesmo tempo, para gestores, profissionais de saúde e cidadãos.