O coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas Poços de Caldas, Leandro Letti, é um dos responsáveis pelo projeto arquitetônico e paisagístico anunciado recentemente como vencedor de uma concorrência promovida pela Prefeitura Municipal de Machado (MG). Assinado pelo professor da Universidade junto aos arquitetos Gabriel Nascimento e Raul Paiva, do Nomos Studio, o trabalho apresenta propostas para a revitalização da orla e entorno do Lago Artificial da cidade, popularmente conhecido como Prainha. A homologação do resultado está prevista para o dia 10 de setembro, dentro do calendário de comemorações dos 140 anos do município.
Letti relata que a parceria com o Nomos Studio se desenvolveu ainda no ambiente acadêmico, uma vez que os fundadores são egressos do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus. Eles já haviam desenvolvido um projeto voltado a um concurso de 2017 e, agora, com a abertura do edital de Machado, viram uma nova oportunidade de atuação conjunta. Para isso, definiram que o professor atuaria como orientador geral, ao passo que o desenvolvimento se concentraria no escopo dos profissionais do Nomos.
Um dos primeiros passos foi compreender o estado atual do parque público nos mais variados aspectos, como condições físicas e estruturais, práticas de uso por parte da população e biodiversidade local. A partir de então, desenvolveu-se uma proposta que fosse, ao mesmo tempo, inovadora e capaz de promover uma intervenção mínima na natureza, respeitando as espécies ali presentes.
Na prática, isso se refletiu em escolhas como a ampliação de espaços de jardinagem que garantam bons índices de permeabilidade do solo, a redistribuição dos quiosques de modo a integrar o ambiente da rua ao parque e a elaboração de ambientes adequados às práticas familiares e esportivas desenvolvidas no local. Visualmente, destacam-se elementos como uma ponte estaiada que liga a ilha central ao entorno e o letreiro que deve ser posicionado na entrada da Prainha, com base em um modelo bem-sucedido em diversos lugares do mundo. Também estão previstos componentes que remetam a símbolos importantes para a comunidade local, respeitando sua identidade cultural.
“Ficamos muito felizes e satisfeitos com o resultado. Tínhamos dúvidas sobre nossas chances de ganhar, porque propusemos intervenções fortes. Valorizamos a iniciativa da Prefeitura de Machado de fazer um concurso como este, que não é usual. Espero que influencie outros municípios ao mostrar que é possível desenvolver projetos criativos que tragam benefícios sociais, de cidadania, de esporte, turísticos e econômicos”, destaca o professor Leandro Letti.
O reconhecimento da Prefeitura de Machado atesta a adequação do projeto a todos os critérios solicitados no edital. Segundo anúncio do órgão público, a partir da homologação do resultado, o projeto vencedor será encaminhado à Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, bem como ao Gabinete do Prefeito. Os próximos passos incluem o levantamento de custos, a definição de etapas e a captação de recursos públicos ou privados para execução.
Os responsáveis pelo projeto desenvolveram ainda um vídeo que apresenta, com imagens reais e animações em 3D, a proposta vencedora. O video está disponível na página da prefeitura de Machado no Facebook.