Com o objetivo de criar o Plano Municipal de Turismo, que visa fortalecer, ampliar e definir metas para o setor no município, começou no dia 3 e vai até esta sexta, 14 de maio, uma pesquisa detalhada com os comerciantes, donos de hotéis e representantes das atrações e pontos turísticos. Os pesquisadores da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) estão colhendo os dados e irão organizar essas informações de uma maneira técnica, mostrando gargalos e indicando melhorias. “Estamos levantando quais são os equipamentos de alimentação (restaurantes, lanchonetes, padarias, pizzarias, hamburguerias, mercearias, etc), hotéis, pousadas, comércio turístico em geral, serviços de apoio ao visitante e também ao agente turístico, aquele que faz eventos no município. Essas informações hierarquizadas vão ajudar na construção do Plano Municipal de Turismo de forma eficiente para colocá-lo em execução”, explicou Cassia Monteiro, coordenadora de pesquisas da ABET.
Nesta 1ª etapa, os pesquisadores estão atualizando os dados do Inventário da Oferta Turística da cidade e registrando os atrativos, serviços, produtos e equipamentos turísticos públicos e privados. Para o secretário municipal de Turismo, Ricardo de Oliveira, o levantamento é fundamental para nortear as estratégias de elaboração do Plano Municipal de Turismo.
“Para termos o desenvolvimento do Turismo local, o Conselho Municipal do Turismo sinalizou a importância de se levantar e catalogar o que já temos. Com esse panorama poderemos definir políticas públicas objetivas para ampliarmos o setor. Essas informações vão nos mostrar quais caminhos que devemos seguir, e quanto e como, precisamos investir na nossa cidade. Sem dúvida teremos dados que impulsionarão o crescimento do turismo em Poços de Caldas”, disse.