A secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) está promovendo, a partir de sexta-feira, 7 de maio, o curso on-line e gratuito Captação de Recursos – Interfaces da Cultura e do Turismo. As inscrições para a capacitação virtual seguem abertas até 30 de maio. A atividade está disponível na plataforma de Educação a Distância (EAD) da Secult.
De acordo com o secretário adjunto de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bernardo Silviano Brandão, o conteúdo foi “preparado por uma equipe especialista no tema” e “capaz de estimular a participação do público em processos seletivos e editais nas áreas”.
Temas como transversalidade entre cultura e turismo e prática da elaboração de projetos de captação de recursos foram debatidos na aula inaugural, acompanhada por cerca de 350 pessoas.
Programa
O curso Captação de Recursos – Interfaces da Cultura e do Turismo objetiva orientar, qualificar e instruir o público interessado em compreender os mecanismos, meios e caminhos para captação de recursos provenientes da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC) e do Fundo Estadual de Cultura (FEC).
A carga horária de 20 horas será dividida entre os temas Cultura e Turismo como Vetores de Desenvolvimento; Sistema de Financiamento à Cultura; Orientações Gerais para Projetos; Fluxo de um Projeto e Dicas de Captação e Prestação de Contas.
Os organizadores projetam que, ao final do curso, os participantes possam identificar, com facilidade, pontos importantes para elaboração de projetos destinados à captação de recursos para incentivo do turismo e da cultura; utilizar a plataforma digital Fomento e Incentivo a Cultura, assim como cadastrar um proponente na plataforma digital.