O Canal Poços Curte em Casa lança nesta quinta-feira, 29 de abril, o projeto audiovisual “Beleza & Resistência – Caminhos da ancestralidade”, fomentado pelo Edital Emergencial da Cultura Popular (2020). O trabalho promove um diálogo intergeracional, profundo e sensível sobre as experiências de mulheres negras – mais velhas e mais novas – e suas relações com a beleza, com a estética, a ancestralidade, o autocuidado e o empoderamento.
Nessa conversa, que é também uma relação de encontro e acolhimento, as artistas proponentes discutem a construção de suas identidades, questões da autoestima, padrões de beleza, racismo, subjetividade e modos de descolonização e valorização das experiências e das referências negras no Brasil. Em relação a ancestralidade, questão racial e beleza, há na proposta uma intenção focada nas dimensões de pertencimento, fortalecimento, aceitação e honra as mulheres antepassadas, considerando a importância de se garantir às futuras gerações produtos culturais que reforcem questões de representatividade e identificação cultural, vinculada às composições e matrizes negras e africanas na diáspora.
Além de narrativas, o projeto conta com a composição de uma trilha sonora exclusiva, projetada para acompanhar os afetos, relatos e histórias mobilizadas na fala de cada participante.
Equipe técnica:
Artistas e produção: Ana Maria de Paula, Maisa Ferreira, Debora Romano, Elis Cruz e Gabriela Acerbi Pereira
Edição, captação e finalização: Robson Américo
Trilha Sonora / Criação e Produção: Leonardo (Leopac)