A Polícia Militar precisou utilizar bombas de gás lacrimogênio para dispersar uma aglomeração com cerca de mil pessoas no alto da Serra de São Domingos, no fim da tarde deste domingo, 11. Por volta de 17h30, os militares foram informados que um grande número de pessoas estava aglomerado no trecho entre o monumento ao Cristo Redentor e a rampa de voo livre, onde havia consumo de bebidas alcoólicas e drogas, além de brigas no local.
O helicóptero Águia da PM sobrevoou a região e constatou o grande número de carros e de pessoas. Guarnições policiais compareceram no local e foi confirmado o desrespeito ao decreto municipal referente à Covid-19, e com a situação crítica enfrentada pelos hospitais por falta de leitos de UTI, e a decretação da Onda Roxa pelo Estado de Minas Gerais.
Segundo a PM, aproximadamente 300 veículos estavam no local e um número estimado de mais de mil pessoas aglomeradas ao longo da estrada de acesso à rampa e no interior da rampa de voo livre. Mesmo com a chegada da Polícia Militar, as pessoas ignoraram as ordens para que deixassem o local, sendo necessário até mesmo a utilização de granadas de efeito moral de gás lacrimogênio.
Somente após essa ação policial é que foi possível fazer com que as pessoas e veículos deixassem o local. Havia também várias motocicletas que passaram pela barreira física de manilhas. Os proprietários das motocicletas foram abordados, sendo identificados e seus veículos fiscalizados.
Um homem de 21 anos, repentinamente montou na motocicleta XR 250 / Tornado, e arrancou com o veículo indo na direção de um militar que deu ordem de parada, porém o autor desobedeceu e jogou a motocicleta sobre ele. A atitude do motociclista causou lesão no militar.
O policial foi até a motocicleta para retirar a chave do contato para desligá-la, mas o autor insistindo em seu intento acelerou a motocicleta na tentativa de evadir.
O motociclista foi imobilizado, sendo realizada busca pessoal e localizadas em sua mochila uma garrafa de chopp e uma bucha de maconha. Ele foi submetido ao teste do etilômetro, dando resultado 0,19 mg/l.
Os militares verificaram ainda que rapaz era inabilitado, além de outras infrações de trânsito. Foram então lavradas autuações de trânsito. A motocicleta foi removida ao pátio credenciado pelo serviço de guincho. O autor foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil.
Outras duas motocicletas foram apreendidas no local por serem constatadas irregularidades previstas no Código de Trânsito.
Ainda neste domingo, a assessoria da prefeitura confirmou que uma pessoa morreu na UPA sem conseguir leito de UTI e havia pelo menos 9 pessoas a espera de leito.
Foto: Polícia Militar