Mais 478.150 doses da vacina contra a Covid-19 chegam a Minas Gerais nesta quinta-feira (8). O 12º lote de imunizantes dará continuidade à vacinação dos trabalhadores da saúde, idosos e profissionais das forças de segurança. Para que o processo seja agilizado, o governo do Estado pede aos municípios que a imunização não pare aos fins de semana.
A informação da chegada dos imunizantes foi dada nesta manhã pelo governador Romeu Zema (Novo). A remessa chega ao Estado no fim desta tarde e será distribuída às 28 Unidades Regionais de Saúde na sexta-feira (9).
“Temos solicitado aos prefeitos que o processo não seja interrompido, apesar de saber que os profissionais de saúde estão exaustos. Mas onde há fila e onde há disponibilidade de vacina, que é a grande maioria das prefeituras, que esse processo continue, inclusive, no final de semana”, disse Zema em entrevista coletiva na manhã desta quinta.
Até o momento, o Ministério da Saúde já ofertou 4.661.980 doses de vacinas contra a Covid-19 ao Estado, sendo 3.548.105 distribuídas aos municípios. Com o novo lote, Minas soma 5.140.130 imunizantes.
Vacinação para servidores da segurança em Poços
Os Profissionais da Força de Segurança e Salvamento começaram a ser vacinados nesta quarta-feira (07). A imunização deste público foi possível devido ao envio de doses nesta semana.
Inclui-se em Profissionais de Força de Segurança e Salvamento: Policiais Federais, Militares, Civis e Rodoviários, Bombeiros Militares e Civis e Guarda Municipal.
Neste primeiro momento, o município de Poços de Caldas recebeu 42 doses destinadas a esse público, o que representa 6% da estimativa total. A vacinação acontece na sala de Vacina da Policlínica, UBS Jd. Country Club e UBS Regional Leste.
Em reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde e os responsáveis pelas instituições, ficou definido que as instituições serão responsáveis em elencar por ordem de prioridade o efetivo a ser vacinado de acordo com a remessa distribuída.
Cabe esclarecer que todos os profissionais de Segurança e Salvamento serão contemplados com a vacina. A ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade das doses recebidas do governo estadual.