A comunidade do samba de Poços de Caldas perdeu nesta quarta-feira, 7, o sambista Osvaldo Santana Junior, conhecido como “Junior da Barão. O corpo foi sepultado no mesmo dia, às 9h, no Cemitério da Saudade.
Junior da Barão é mais uma vítima da Covid-19 na cidade. No mesmo dia foram 11 novos óbitos registrados em Poços pela secretaria de Saúde, 6 de Poços e 5 de outras cidades.
Ainda nesta quarta, a secretaria de Cultura, divulgou comunicado em que expressa sentimento de pesar pelo falecimento do sambista. Junior da Barão deixou seu legado e sua rica participação na vida cultural da cidade.
Idealizador e fundador do “Samba da Barão”, movimento que perdurou entre os anos de 1998 a 2008, Júnior da Barão foi grande agente da cultura popular, percussionista e sambista da velha guarda com papel importante na construção da Cultura Popular na cidade de Poços de Caldas.
Na última terça-feira, 6 de abril, estreou no Canal Poços Curte em Casa, por meio do edital de Ações Culturais Emergenciais/Cultura Popular, o curta-metragem “O samba da Barão: uma história de resistência cultural”. O mini documentário, de aproximadamente 15 minutos, conta as memórias de Júnior da Barão e sua vivência na cultura popular de Poços de Caldas, com foco no “Samba da Barão”, que teve início no ano de 1998 na porta da casa do Júnior da Barão, junto com seus amigos Patrick, Kleber e Teco.
Assista o mini documentário pelo link: http://bit.ly/sambadabarao.