Teve início nesta terça-feira, 22, no Espaço Cultural da Urca, a 21ª edição do Congresso Nacional de Meio Ambiente, evento que se estende até o dia 25 de outubro e que atraiu mais de 500 participantes de diversas regiões do Brasil. Com o tema central “Extremos Climáticos: Impactos Atuais e Riscos Futuros”, o congresso promove discussões essenciais sobre os desafios ambientais enfrentados no país e no mundo.
A programação ao longo dos quatro dias inclui painéis, mesas-redondas, minicursos e workshops, além de atividades sociais e doações de mudas frutíferas. As visitas técnicas também estão previstas, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e gestores públicos sobre as soluções para mitigar os impactos das mudanças climáticas.
O evento conta com a presença de importantes lideranças acadêmicas e empresariais, como o presidente da Comissão Técnica do Congresso, Professor Claudiomir Silva Santos; a Diretora de Extensão do Instituto Federal do Sul de Minas, Michelle da Silva Marques; o Diretor de Ensino do Campus Muzambinho, Professor Hugo Baldan Junior; e a Gerente de Licenciamento e Meio Ambiente da Alcoa Alumínio SA, Sarah Pimenta. O secretário de Meio Ambiente de Poços de Caldas, Marcos Vinícius Ferreira de Moraes, também participou e destacou os avanços da cidade na área ambiental, com iniciativas inovadoras para a sustentabilidade e o combate às mudanças climáticas. “Este é um momento crucial para reafirmarmos o compromisso de Poços com o meio ambiente e buscarmos soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos”, afirmou o secretário.
O Congresso que este ano traz como tema “Extremos Climáticos: Impactos atuais e riscos futuros” contará com grandes nomes da área que vão imergir durante quatro dias na cidade para discutir, refletir e buscar alternativas para os rumos dos efeitos climáticos no Planeta.
Os extremos climáticos são fenômenos naturais que, nos últimos anos, têm se intensificado devido às mudanças climáticas. Eles incluem eventos como ondas de calor, secas prolongadas, tempestades, inundações, furacões e incêndios florestais, todos com impactos diretos nas populações humanas, ecossistemas e economias. Os cientistas atribuem grande parte dessa intensificação à ação humana, especialmente a partir da queima de combustíveis fósseis, desmatamento e agricultura intensiva. E infelizmente, todos estes fenômenos tem acontecido em todo o mundo nos dias atuais.
O Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, mais uma vez cumpre um papel fundamental nesta discussão mundial e promove um dos mais importantes encontros de profissionais, estudantes, professores, doutores e pessoas ligados com as questões ambientais do País.
Organizado pela GSC Eventos Especiais, em parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (Campus Muzambinho), o congresso conta com o apoio da Fapemig, o patrocínio da Alcoa e a colaboração de diversas instituições acadêmicos e de pesquisa de todo o Brasil.
Para ver a programação completa acesse o site www.meioambientepocos.com.br ou ligue para (35) 3697-1551 na GSC Eventos Especiais em Poços de Caldas para maiores informações.