Por Daniela Rosa
Com frequência somos expostos aos dados da desigualdade brasileira e tomamos contato com o impacto desta na parcela de pessoas negras de nossa população. Por isso, e já há muitos anos, os movimentos negros buscam criar iniciativas para suprir lacunas historicamente construídas em áreas como cultura, educação, acesso à renda, tecnologia, saúde, entre diversas outras.
E a cidade de Alfenas, graças à movimentação de pessoas negras engajadas, sempre esteve presente nesta luta. Foi pensando em fortalecer um destes aspectos que surgiu em 2019 a Feira Afro de Alfenas, idealizada por dois ativistas da cidade: a socióloga e educadora Daniela Rosa e o ator, diretor e produtor cultural Rodrigo Mikelino.
O objetivo era dar visibilidade para empreendedores e empreendedoras negras da cidade e também criar um espaço de trocas e fortalecimento coletivo, naquele ano foram realizadas 2 edições, mas foi necessário adiar os planos para terceira por conta da pandemia de Covid 19.
E novamente durante a pandemia fomos tomando contato com os dados que nos diziam o quanto esta havia causado um impacto ainda maior neste grupo de nossa população.
E para novamente mapear, reunir, fortalecer estamos nos preparando para a terceira edição de nossa feira, organizada agora com o apoio do Coletivo de Negras e Negros de Alfenas e de outros parceiros que divulgaremos em nossas redes sociais. A feira acontece neste sábado, 20 de agosto.
Fonte: Jornal O Alfenense